RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Número de fraudes eletrônicas cresceu em 2003


Executivos Financeiros

06.01.2004


O ano de 2003 foi marcado pelo crescimento no números de fraudes na internet e revelou que o crescimento das ameaças e riscos está relacionado com a migração dos negócios para o universo eletrônico. De acordo com especialistas, a tendência é que os números de incidentes dobrem a cada ano.

Uma das principais modalidades de ataques nas organizações brasileira e a usuários finais foram as fraudes e golpes on-line. Somente no terceiro trimestre desse ano foi maior que o observado em 2002, segundo levantamento realizado pela NBSO.

A prática, que se tornou constante na web brasileira, fez com que um conceituado grupo de segurança do país, o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (CAIS/RNP), caracterizasse 2003 como o "Ano da Fraude". As fraudes mais freqüentes envolveram páginas falsas de bancos e a instalação de patches falsos, além de golpes como o caso do Big Brother 4, das "raspadinhas" virtuais, eentre outros.

Neste ano houve também a continuidade da operação "Cavalo de Tróia", realizada pela Polícia Federal no início de novembro, nos estados do Pará, Goiás, Maranhão e Piauí. A operação contou com um efetivo de 205 policiais federais (delegados, agentes, escrivães e peritos) e foi resultado de um extenso trabalho de investigação em âmbito nacional.

No exterior a prática de fraudes online também esteve em alta. No Reino Unido, clientes de internet banking de instituições bancárias como NatWest, Lloyds TSB, Barclays, Citibank e Halifax foram alvos de golpes eletrônicos mas as autoridades conseguiram realizar ações com sucesso com a efetivação de diversas prisões.


Links relacionados:

www.nbso.nic.br/

fonte: http://www.executivosfinanceiros.com.br/home/noticias_vzl.asp?IDNoticias=4353

Consulta em noticias