RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP anuncia sete grupos de trabalho para o biênio 2003/2004


Agência Fapesp

26.08.2003


Agência FAPESP – A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) tornou público os sete grupos de trabalho que foram escolhidos pelo comitê científico da instituição para desenvolver projetos pilotos entre 2003 e 2004. Ao todo, desde o edital lançado para novos grupos de trabalho (GTs), em maio, 19 projetos foram recebidos. A diretoria da RNP considerou alto o número de trabalhos apresentados.

Cada um dos grupos de trabalho terá um coordenador, escolhido entre representantes de universidades brasileiras. Entre os objetivos gerais de cada projeto estão o desenvolvimento de protocolos de comunicação, serviços e aplicações em redes de computadores avançadas.

A lista dos sete grupos de trabalho é a seguinte: Qualidade de serviço 2; Diretórios para a Educação; Voz sobre IP avançado; Vídeo Digital 2; Configuração de Redes; Computação Colaborativa; e Infra-Estrutura de Chaves Públicas para o Âmbito Acadêmico.

A RNP é a infra-estrutura nacional de rede avançada para colaboração e comunicação em ensino e pesquisa. Além de ser um verdadeiro laboratório experimental de novas aplicações e serviços – o que é representado pelos GTs – a rede também procura interligar todas as instituições federais de ensino superior e pesquisa.

A manutenção e atualização da RNP, rede que conecta 329 instituições brasileiras entre si e também com instituições estrangeiras, é realizada pelo Programa Interministerial dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. A RNP é operada pela Associação Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, uma sociedade civil e sem fins lucrativos.

A lista detalhada dos objetivos de cada um dos GTs escolhidos e o nome dos coordenadores dos grupos que vão trabalhar para a RNP até 2004 estão no site http://www.rnp.br.

fonte: http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?data[id_materia_boletim]=478

Consulta em noticias