RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Começa licitação para conectar América Latina à Europa


Computerworld

Ceila Santos

27.06.2003


O processo de licitação para interligar as redes de dados destinadas à pesquisa e desenvolvimento da região da América Latina com a Europa já começou. Até o dia 7 de julho, as provedoras de serviços de telecomunicações poderão expressar o interesse em oferecer a conexão das redes envolvidas à Comissão Européia.

Batizado de Alice (América Latina Conectada com a Europa), o projeto envolve investimentos de 12,5 milhões de euros para os próximos três anos. A União Européia será responsável pelo montante de 10 milhões de euros, enquanto os 19 países da região da América Latina terão que captar os 2,5 milhões de euros restantes.

O Brasil por meio da RNP(Rede Nacional de Pesquisa -- que conecta 329 instituições de ensino no Brasil) será o coordenador do projeto das 19 redes de pesquisa e desenvolvimento latino-americanas.

Nelson Simões, diretor geral da RNP, explica que a licitação atual implica apenas em um convite de interesse e, somente a partir de agosto, a Comissão Européia deverá divulgar o edital de licitação para que as provedoras da região possam elaborar suas propostas. A previsão é selecionar a vencedora até o final de agosto.

Por enquanto, a RNP junto com os 19 países latinos estão elaborando a arquitetura da rede necessária para suprir a demanda de cada país. Esta cooperação entre os países da região da América Latina foi batizada de CLARA.

“Acreditamos que a partir de setembro cerca de nove países já ativarão a conexão com a Europa. Entre eles se destacam Brasil, Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Panamá e México”, planeja Simões.

Após a licitação do provimento dos serviços de telecomunicações, a previsão do projeto Alice é iniciar a seleção dos fornecedores de equipamentos e ativar a operação de algumas conexões já em setembro.

fonte: http://computerworld.terra.com.br/AdPortalV3/adCmsDocumentoShow.aspx?Documento=25321

Consulta em noticias