RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Brasil coordena rede universitária para pesquisas da AL e Europa


Folha Online

06.06.2003


O Brasil, através da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) do Ministério da Ciência e Tecnologia, coordenará a implementação e gerenciamento de uma rede de pesquisas que integrará as universidades dos países latino-americanos entre si e com a rede européia Géant.

Batizado de Alice (América Latina conectada com a Europa), o projeto custará € 12,5 milhões, dos quais 80% serão financiados pela Comissão Européia e os 20% restantes ficarão por conta dos sócios latino-americanos.

Será a primeira vez que os países latino-americanos terão conexões de internet em alta velocidade para uma efetiva colaboração de pesquisa entre eles. A conexão também será de alta velocidade para os pesquisadores baseados na Europa.

Nelson Simões, diretor-geral da RNP, explica que a nova rede permitirá que os pesquisadores dos países latino-americanos e a Europa comuniquem-se sem a intermediação dos Estados Unidos. Hoje, as universidades dos países latino-americanos não têm ligação entre si, segundo ele.

A Comissão Européia assinou hoje o contrato com a organização sem fins lucrativos Dante (Delivery of Advanced Technology to Europe) para a criação da infra-estrutura da rede de pesquisa intra-regional e da sua conexão com a rede de pesquisa européia.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u13116.shtml

Consulta em noticias