RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP realiza workshop sobre inovação na área de redes


Computerworld

28.04.2003


Já estão abertas as inscrições para o workshop em inovação tecnológica na área de redes, realizado pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). A quarta edição do Workshop RNP2 – "Construindo a ponte entre o Projeto Giga e a comunidade de pesquisa" – será realizada em Natal (RN), nos dias 19 e 20 de maio, paralelamente ao 21º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC).

O evento pretende promover a interação entre os grupos de pesquisa em inovação tecnológica na área de redes e a participação nos grupos de trabalho da RNP e nos subprojetos do Projeto Giga.

A programação do workshop será dividida em duas áreas temáticas: engenharia de redes (qualidade de serviço, multicast, Ipv6, IP sobre redes ópticas etc.) e aplicações avançadas (ensino a distância, vídeo digital, telefonia IP). Em cada área, serão apresentados trabalhos já realizados ou em andamento e as linhas de pesquisa com parceria nacional ou estrangeira. Também serão apresentados os resultados dos cinco grupos de trabalho em inovação da RNP: QoS, Diretórios, Voz sobre IP, Vídeo Digital e Educação em Redes.

O Projeto Giga, uma parceria da RNP com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), será o destaque do evento e terá uma apresentação à parte. O projeto prevê a criação de uma rede óptica experimental avançada, com capacidade de transmissão de até 10 Gbps (gigabits por segundo).

A primeira edição do Workshop RNP2 foi realizada em 1999. Desde então, vem atraindo a elite da comunidade de redes do Brasil, grupos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias de redes de alta velocidade e aplicações avançadas, representantes de entidades governamentais, executivos de empresas de telecomunicações e fornecedores de equipamentos e de serviços para redes de alto desempenho.

A inscrição é gratuita, mas o número de vagas é limitado. Para inscrever-se, basta preencher o formulário disponível em http://www.rnp.br/wrnp2/2003/inscricao.html.

fonte: http://computerworld.terra.com.br/AdPortalV3/adCmsDocumentoShow.aspx?Documento=24646

Consulta em noticias