I Meeting de Responsabilidade Social

Um evento recheado de surpresas, informação e muita emoção

Instituto Bola Pra Frente

06.12.2002

O Instituto Bola Pra Frente se orgulha de ter promovido, no dia 13 de novembro, o I Meeting de Responsabilidade Social. Empresas de diversos segmentos compareceram ao evento e puderam assistir a palestras voltadas para o terceiro setor, além de conhecerem melhor o trabalho social feito no Instituto. Já na chegada, os convidados foram recepcionados por nossos jovens, que não escondiam a alegria por recebê-los.

O presidente do Bola Pra Frente, o tetracampeão Jorginho, deu início ao painel de palestras, que guardava muitas surpresas para os convidados. Cada palestrante era apresentado por um de nossos adolescentes com muita descontração e informalidade. A participação dos jovens atendidos proporcionou momentos especiais para todos os presentes, que se surpreenderam com o talento e a capacidade desses meninos e meninas:

- Achei fantástico o envolvimento das crianças no evento: o teatro, a presença deles na recepção... – atesta Carla Tavares, gerente Regional de Esporte e Lazer do SESC – Rio. Glauce Souto, analista de Projetos da TV Globo, enfatizou a necessidade de um engajamento maior do empresariado em iniciativas de contribuição ao terceiro setor: "Encontros como esses contribuem para o enriquecimento dos envolvidos no setor, permitindo mais informações e trocas de experiências e contatos."

Logo de início, o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Ruy Cezar, forneceu uma ampla visão das ações da prefeitura do Rio de Janeiro, que está utilizando o esporte como instrumento de desenvolvimento social. O diretor de Operações de Talentos Humanos da ATL, Jorge Cunha, prosseguiu detalhando o trabalho social realizado pela empresa. A ATL criou o Toque Solidário para envolver seus associados nas ações sociais da empresa, que é patrocinadora do Instituto Bola Pra Frente.

Logo depois, foi a vez do escritor e professor da Universidade Mackenzie, Francisco Paulo de Melo Neto, ressaltar a importância do marketing social para as empresas. O advogado Odair de Brito Franco falou sobre a Norma SA 8000, uma ferramenta de gestão empresarial imprescindível nos tempos modernos. O dr. Paulo Haus Martins expôs detalhes da lei de incentivos fiscais para o terceiro setor, além de comentar sobre os benefícios para as instituições que se tornam OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

A diretora executiva do Bola Pra Frente, Susana Moreira, apresentou os projetos do Instituto e mostrou como as empresas podem se engajar neste trabalho, apoiando ações como o CAMP-Guadalupe, Craque de Bola e de Escola, Futebol Solidário, dentre outros. Em seguida, o diretor da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o engenheiro Wilson Coury falou da parceria com o Instituto Bola Pra Frente no projeto Centro Social de Tecnologia, que visa levar tecnologia de ponta para jovens em situação de risco social.

Após uma dramatização realizada por jovens do Bola Pra Frente, nosso coordenador comunitário, Carlos Renato – o Cacá – encerrou o painel de palestras apresentando casos de sucesso e falando de sua própria história, marcada por grandes dificuldades. O encerramento do Meeting também reservou muita emoção para todos. Nossas crianças "passaram a bola", literalmente – os convidados receberam como brinde uma bola oferecida pelo Jornal dos Sports. As crianças enfatizaram que a oportunidade de um futuro melhor é uma responsabilidade de todos, cantando a música "Depende de nós".

fonte: http://www.bolaprafrente.org.br/