RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

UPs assinam Compromisso de Gestão


Ministério da Ciência e Tecnologia

Maurício Cardoso

26.03.2002


A partir de agora, nove Unidades de Pesquisa (Ups) vinculadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia passam a contar com um novo instrumento de gerenciamento pautado em responsabilidades e metas previamente definidas. Os Termos de Compromisso de Gestão foram assinados hoje em cerimônia presidida pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg.

Na mesma cerimônia foi assinado o contrato de organização social da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que a partir de hoje passa a integrar a rede de unidades de Pesquisa do MCT.

O compromisso estabelece um processo moderno de planejamento e avaliação das Ups, por meio de metas e indicadores físicos e operacionais negociados entre as partes e que serão avaliados anualmente pelo MCT. Ainda neste semestre, o Ministério vai implantar uma Comissão de Acompanhamento e Supervisão específica para suas Unidades de Pesquisa.

A renovação e capacitação dos quadros de pessoal também estão previstas nos termos de Gestão, que receberão 251 novos funcionários mediante concurso público já autorizado.

De acordo com o ministro Ronaldo Sardenberg, a assinatura dos termos é o resultado de um processo de reavaliação de prioridades, definição de rumos e maximização de resultados pela introdução de novas modalidades de financiamento e de gestão da pesquisa e da inovação no Brasil. Estamos atravessando uma fronteira, avançando em relação ao passado e firmando uma posição competitiva no setor de ciência e tecnologia, afirmou o ministro.

Falando em nome de todos os diretores de Unidades de Pesquisa, o diretor do Observatório Nacional, Waldimir Pirró e Longo, destacou a importância do compromisso como um instrumento gerencial eficaz para o fortalecimento da C&T no país.

Os termos de compromisso de gestão foram assinados pelas seguintes Unidades de Pesquisa: Cetem (Centro de Tecnologia Mineral), INT (Instituto Nacional de Tecnologia), CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), ON (Observatório Nacional), Mast (Museu de Astronomia e Ciência Afins), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Cenpra (Centro de Pesquisa Renato Archer), MPEG (Museu Paraense Emílio Goeldi) e IBCTI (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia).

A pedido do ministro Ronaldo Sardenberg, todos os presentes à cerimônia fizeram um minuto de silêncio em homenagem a José Pelúcio Ferreira,um dos fundadores da FINEP, falecido no último domingo.

fonte: http://www.mct.gov.br/comunicacao/textos/default.asp?cod_tipo=1&cod_texto=2105

Consulta em noticias