RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Aprenda a proteger soft de bate-papo


Folha Online

Carolina Mandl

06.03.2002


Quem pensa que está seguro enquanto bate papo com os amigos por meio de comunicadores pessoais está enganado. Esses softs podem representar um perigo para a segurança do seu PC.

Tanto é assim que todos os cinco comunicadores testados pela Folha (ICQ, Odigo, Yahoo! Messenger, MSN Mesenger e ComVC) advertem o usuário sobre os possíveis riscos e perguntam se ele aceita instalar o soft.

O principal alerta diz respeito à exposição dos dados do internauta a terceiros. Esse risco existe porque os programas de troca de mensagens deixam o IP (número que identifica máquinas ligadas à internet, permitindo seu rastreamento) do computador do usuário vulnerável. Além disso, ao usar um comunicador, fica-se sujeito à propagação de vírus e programas invasivos, que podem causar danos ao PC.

Segundo Jacomo Piccolini, do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da Rede Nacional de Pesquisa, esses perigos surgem por causa de erros de programação não notados na estréia do produto. É dessas brechas que os hackers se utilizam.

"É preciso um tempo para que os problemas sejam percebidos pelos usuários. A partir dessas constatações é que as novas versões são lançadas, com mais recursos de segurança." Por isso, é importante que o usuário sempre verifique se o comunicador utilizado por ele é o mais recente.

Como se proteger

De acordo com Piccolini, a melhor maneira de manter a segurança é usar os comunicadores da maneira que se utiliza o e-mail.

Não abrir arquivos enviados por pessoas desconhecidas, utilizar um antivírus e não repassar informações recebidas sobre falhas dos programas sem checar a veracidade delas são alguns cuidados.

Além disso, os comunicadores pessoais oferecem filtros que ajudam a aumentar a segurança. É possível, por exemplo, selecionar o grau de exposição do IP do seu computador e barrar mensagens que contenham arquivos.

Piccolini também recomenda cuidado na hora de preencher os cadastros necessários à ativação dos programas. Se o usuário fornecer todos os seus dados pessoais, pode colocá-los em risco.

Para quem utiliza os comunicadores on-line -aqueles que não precisam de instalação-, Piccolini diz que o grau de segurança é maior. Isso porque eles não têm tantos recursos quanto as versões completas dos programas, reduzindo a possibilidade de falhas.

"Quanto mais funções um programa oferece, mais risco ele tem, pois os hackers podem utilizar diversas portas de acesso", diz.

fonte: http://www.uol.com.br/folha/informatica/ult124u9423.shl

Consulta em noticias