RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Internet fortalece a união entre Brasil e Portugal


Ministério da Ciência e Tecnologia

Hylda Cavalcanti

25.02.2002


Daqui por diante, Brasil e Portugal estão mais próximos no tocante aos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento científico. Essa aproximação também se registrará por intermédio do intercâmbio de programas diversos que envolvem a difusão da língua portuguesa via Internet, entre os dois países, tais como educação a distância, acervos conjuntos de bibliotecas e arquivos públicos, entre outros.

A oficialização de protocolo de intenções com estes objetivos foi formalizada hoje, entre os ministérios de Ciência e Tecnologia do Brasil e Portugal, em Lisboa, com a presença do ministro Ronaldo Sardenberg.

A solenidade foi transmitida para o Brasil, por meio de videoconferência, que inaugurou a conexão Brasil-Portugal, via Internet. A assinatura do protocolo foi acompanhada simultaneamente por técnicos do MCT que estavam no Centro de Multimídia da Universidade de Brasília (UnB).

Na prática, o protocolo marca o início de uma interconexão de redes eletrônicas de alto desempenho, conhecida como Internet 2, que facilitará os projetos de pesquisa entre Brasil e Portugal. A expectativa é levar o projeto a impulsionar outras iniciativas que levem ao aumento da quantidade de conteúdo disponível em português na Internet.

"O enlace coroa meses de intensas articulações entre os ministérios de C&T dos dois países e tem imensa importância, tanto simbólica quanto prática. Representa aposta em comum feita pelos governos de Brasil e Portugal na Internet e na nova sociedade global", destacou o ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, que está em Portugal.

Segundo ele, o Brasil tem articulado uma estratégia nacional para promover conteúdos digitais em língua portuguesa e, através dessa cooperação, amplia os esforços junto a Portugual para o mesmo fim. "Além disso, o protocolo traz de imediato à baila a herança histórica e cultural comum que une os dois países", acrescentou.

O trabalho terá custo inicial de US$ 1 milhão, a ser liberado em partes iguais pelos dois países e será desenvolvido em três frentes específicas, conforme explicou o ministro.

Envolve primeiro, o apoio às atividades de P&D , sem limitar-se á área de tecnologia da informação propriamente. Além disso, também tem o objetivo de criar uma linha de cooperação direta entre os pesquisadores, educadores e estudantes brasileiros e portugueses das mais diversas áreas.

E por fim, representa o que Sardenberg chamou de "primeiro exemplo da integração do setor empresarial em atividades de pesquisa, de forma conjunta com instituições acadêmicas brasileiras e portuguesas".

Já para o ministro de Ciência e Tecnologia de Portugal, José Mariano Gago, o protocolo marca uma nova relação entre as conexões a serem feitas entre os países de língua portuguesa como um todo.

Gago lembrou que nos últimos anos o objetivo de todos os países de língua portuguesa tem sido o de estender suas ligações com a Europa e América Latina, potencializando a língua natural. Motivo pelo qual, acentuou, o desenvolvimento de trabalhos via Internet dará uma maior difusão a esse projeto.

O ministro português acrescentou, ainda, que o governo dele tem expectativas de ampliar ainda mais estas ligações, sobretudo entre os estudantes mais jovens.

Em sua opinião, a interconexão permitirá que se pense na implementação de novos bancos de dados, bibliotecas e arquivos digitais conjuntos.

fonte: http://www.mct.gov.br/comunicacao/textos/default.asp?cod_tipo=1&cod_texto=2018

Consulta em noticias