RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Linha direta entre Brasil e Portugal


Ministério da Ciência e Tecnologia

Denise Direito

21.02.2002


Na próxima segunda-feira (25), durante a visita do Ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg a Portugal, será lançada a interconexão de redes eletrônicas de alto desempenho, conhecida como Internet 2. A rede facilitará os projetos de pesquisa e desenvolvimento entre os dois países.

Essa conexão se caracteriza pela segurança e rapidez com que as informações são intercambiadas, permitindo aos cientistas desenvolverem pesquisas conjuntas e trocarem elevado volume de informações. Outro benefício é que pesquisadores brasileiros e portugueses passam a contar com a facilidade de se comunicarem via videoconferências.

O projeto foi desenvolvido pelos Ministérios de Ciência e Tecnologia do Brasil e de Portugal e está sendo executado pela Fundação para Computação Científica Nacional de Portugal, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do Brasil, Portugal Telecom e a Embratel.

Durante o evento de lançamento, está prevista a assinatura de memorando de entendimento entre os dois países. Esse documento dará suporte às iniciativas da rede de conexão de alta velocidade e impulsionará outras iniciativas que objetivam aumentar a quantidade do conteúdo disponível em português na internet.

Um desses projetos prevê o desenvolvimento de um portal da língua portuguesa. Será uma porta de acesso para o público em geral, disponibilizando informações histórico-culturais de Brasil e Portugal. Outro programa visa estimular a cooperação remota entre estudantes do dois países para a realização de trabalhos escolares, aprendizagem a distância e desenvolvimento de pesquisas.

fonte: http://www.mct.gov.br/comunicacao/textos/default.asp?cod_tipo=1&cod_texto=2007

Consulta em noticias