RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

De volta às origens

A Internet 2 revitaliza o conceito de interconexão entre o mundo acadêmico e possibilita a troca de conhecimento e pesquisas com um acesso de alta velocidade


Universiabrasil.net

19.02.2002


Uma rede de comunicação alternativa criada para fins militares, que foi aproveitada pelas instituições acadêmicas para melhorar a troca de conhecimento. Muitos não sabem, mas essa é a origem da Internet, que acabou ampliando seu domínio até tranformar-se na Internet comercial dos dias de hoje e engarrafar as infovias digitais com seus milhares de usuários. Por isso, universidades norte-americanas criaram a Internet 2, que tem como finalidade principal a interconexão e colaboração entre redes acadêmicas no desenvolvimento de novas aplicações e protocolos.

Saiba mais:

A Internet 2 é um consórcio que reúne mais de 190 universidades, com a participação do governo e da indústria, para desenvolver aplicações e tecnologias para redes de alta velocidade. Os principais objetivos da Internet 2 são:

  • Criação de uma rede capaz de atender a comunidade nacional de pesquisas
  • Desenvolvimento de aplicações revolucionárias na Internet
  • Garantia de transferência de novos serviços e aplicações via rede para toda a comunidade internacional

Em que setores atua:

Há grupos de trabalho pesquisando nas seguintes áreas:

  • Aplicações Avançadas
  • Middleware – software que está entre a rede e as aplicações e que permite serviços como autenticação, autorização e segurança
  • Novas tecnologias de Rede
  • Infra-estrutura de rede avançada
  • Alianças e parcerias
  • Outras iniciativas

A Internet 2 vai substituir a Internet comercial?

Não. A Internet 2 simplesmente reúne instituições, indústria e governo para desenvolver novas tecnologias para a Internet. As descobertas e avanços vindos desta iniciativa certamente vão beneficiar a Internet comercial, como o e-mail e a World Wide Web fizeram no passado.

Internet 2 no Brasil:

No Brasil, a Rede Nacional de Pesquisas (RNP), programa do Ministério da Ciência e Tecnologia apoiado e executado pelo CNPq , conecta 27 estados brasileiros interligando dezenas de milhares de computadores em mais de 800 instituições no Brasil. Em agosto de 2001 a RNP passou a fazer parte da rede norte-americana Internet 2, com uma conexão de 45 Mbps de velocidade.

A conexão foi oferecida gratuitamente à RNP, por um prazo de três anos, dentro do projeto Americas Path Network (AMPATH), uma iniciativa conjunta da Universidade Internacional da Flórida (FIU) e da operadora de telecomunicações Global Crossing para interconexão das redes de pesquisa e educação da América Latina e Caribe à Internet2. O Brasil é o terceiro país latino-americano a ter acesso à Internet2 através do AMPATH..


Origem da Internet:

Tudo começou no ano de 1957, quando os Estados Unidos criaram a Advanced Research Projects Agency (ARPA), ligada ao Departamento de Defesa, em resposta ao lançamento do foguete Sputnik pela União Soviética. A intenção era criar um grupo de pesquisa que mantivesse os EUA na liderança científica e tecnológica, em plena época de Guerra Fria. Durante a década de 60, os primeiros estudos envolvendo a criação de redes de computadores se desenvolveram na ARPA, mas a ARPANET propriamente dita, a primeira rede que interconectava quatro diferentes pontos, só foi criada em 1969. A Universidade UCLA, em Los Angeles, o Stanford Research Institute, a Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e a Universidade de Utah foram as pioneiros no uso da rede, cuja interconexão permitia que pesquisadores nas áreas acadêmica, governamental e de negócios se comunicassem.

fonte: http://www.universiabrasil.net/materia.jsp?id=169

Consulta em noticias