RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Brasil cresce com a Internet


Ministério da Ciência e Tecnologia

Maurício Cardoso

13.02.2002


O crescimento da Internet e a criação da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) dentro do Programa de Desenvolvimento Estratégico em Informática, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, aproximou o Brasil das fronteiras mundiais do conhecimento e permitiu uma maior inserção do país no mercado internacional.

A interligação online do setor acadêmico e o de Pesquisa & Desenvolvimento em todo o território nacional, por exemplo, possibilitou a disseminação do conhecimento e da capacitação tecnológica gerando resultados positivos como o sequenciamento de Genomas e a generalização das redes de pesquisa.

Concluída no começo de 2001 com a ativação da conexão com a Nacional Science Foudation (EUA), a Rede Nacional de Pesquisa II já alcança todo o País e liga 236 universidades e institutos de pesquisa em 15 redes estaduais e 14 Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remav).

Segundo o ministro Ronaldo Sardenberg, o Brasil está no início de um processo mais amplo de inclusão digital, mas os avanços alcançados nos últimos anos comprovam que as políticas públicas e os investimentos para o setor estão no caminho certo.

Graças a esse esforço, a Internet comercial se expandiu no Brasil e houve um aumento considerável na participação de conteúdos em língua portuguesa na Internet Mundial.

Em abril de 2001, existiam 1.241 provedores de serviços de Internet no Brasil com 11.3 milhões de usuários individuais. A presença de conteúdos em língua portuguesa já atingiu a marca de 2,14%, contra 4,85% da língua espanhola, grande parte dos quais devido ao Brasil.

De acordo com o ministro, com a aprovação e regulamentação da nova Lei de Informática as atuais perspectivas são ainda mais promissoras. Além de corrigir o grau de concentração regional induzido pela lei anterior, a estimativa é que as empresas de Tecnologia da Informação invistam, este ano, mais de R& 670 milhões em P&D.

Sardenberg ressalta, ainda, a determinação do governo federal de estimular a indústria da Tecnologia da Informação no Brasil. A Lei é um convite para que todos reforcem suas atividades de pesquisa e desenvolvimento em nosso País.


( *) publicado também no site do Governo Eletrônico http://www.governoeletronico.gov.br

fonte: http://www.mct.gov.br/comunicacao/textos/default.asp?cod_tipo=1&cod_texto=1986

Consulta em noticias