RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Site do IBGE tem páginas para deficientes visuais


Terra

Paulo Candido

14.01.2002


O site do IBGE (http://www.ibge.gov.br) tem agora alguns indicadores e várias de suas pesquisas disponíveis para portadores de deficiência visual. As páginas (http://www.ibge.gov.br/mtexto) foram especialmente desenvolvidas para a utilização com sintetizadores de voz e trazem, além das más notícias de sempre (aumento do desemprego, queda na atividade econômica etc), links para vários outros sites especiais para portadores de deficiência e para projetos de integração de deficientes visuais e motores ao mundo digital.

O mais notável destes projetos é a Rede Saci (http://www.saci.org.br), uma parceria entre a USP/CECAE, o NCE-UFRJ, a RNP e o Amankay e com o apoio da Vitae e da Fundação Telefônica. Além de contar com um portal com notícias e links, este projeto apoia o desenvolvimento e distribui software gratuito voltado para a facilitação do uso de computadores por deficientes físicos e motores.

O Kit Saci 1, para deficientes visuais, traz sintetizador de voz, browser, cliente de email e jogos. Além do português, existem módulos opcionais de síntese de voz para espanhol, inglês e francês. O Kit Saci 2 é o programa Teclado Amigo, que permite o uso do computador por usuários tetraplégicos, pessoas que perderam os membros superiores e para portadores de alguns tipos de portadores de paralisia cerebral.

fonte: http://www.terra.com.br/informatica/2002/02/21/004.htm

Consulta em noticias