RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Larc discute avanço da Internet2


RMAV-FLN – Noticiário Multimídia

01.02.2001


Os pesquisadores do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (Larc) estiveram reunidos em Florianópolis em setembro para discutir o avanço da Internet 2 no Brasil e propor novas ações para o desenvolvimento do projeto. Eles elaboraram uma série de propostas para a continuação das pesquisas e concluíram que é necessário um acordo de cooperação com as empresas de telecomunicações.

Estas propostas serão apresentadas para a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e CNPq para serem analisadas. O Larc está estudando uma maneira de continuar as pesquisas em redes de alta velocidade porque acredita que é importante para o país capacitar pessoal e desenvolver e testar novas tecnologias.

RNP será organização social

Uma das instituições que participou da reunião do Larc foi a Rede Nacional de Pesquisa (RNP). O diretor da RNP, Nelson Simões, explicou o processo pelo qual está passando a instituição que será transformada numa Organização Social. Hoje, a RNP é um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia, mas a partir do próximo ano será uma organização independente. A Rede já está sendo reformulada para conseguir ser uma OS e operar através de contratos de gestão.

A RNP é responsável pela instalação do novo backbone que permite a interligação das Rmavs. Segundo Nelson Simões, o backbone estará funcionando até o fim de setembro e atrasou por que o orçamento da União também demorou para ser definido. Outro ponto levantado na reunião foi uma pesquisa feita pela RNP que detectou a perda de pessoal qualificado nas Rmavs. "A Rmav treinou muita gente que o mercado acabou absorvendo e isso está gerando um problema para o avanço da pesquisa", explicou Nelson.

Sociedade da informação também é discutida

O diretor adjunto do CNPq, Celso Costa, participou da reunião do Larc e apresentou o Programa Sociedade da Informação. Este programa tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social da sociedade e atua na formação de recursos humanos, na infra-estrutura de comunicação e outras ações como o governo digital, que disponibiliza serviços governamentais na Internet. O Programa Sociedade da Informação atua ainda na área de legislação e regulamentação de serviços na rede.

O Programa é uma das prioridades do governo e faz parte do Plano Plurianual. É um trabalho interministerial que pretende mobilizar as instituições e incentivar parcerias. Ele está ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

fonte: http://www.rmav-fln.ufsc.br/projetos/noticiario/encontro_larc.htm

Consulta em noticias