RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Global Crossing doa US$ 30 milhões em conexões para Internet2


Valor Econômico

Taís Fuoco

09.07.2001


A americana Global Crossing, que instala uma rede mundial de fibras ópticas em 27 países, doou 10 circuitos de 45 Mbps para interligar universidades da América Latina dentro da internet2. O Chile foi o primeiro país beneficiado com a doação, seguido pelo Brasil. A Rede Nacional de Pesquisa (RNP), rede acadêmica que interliga em uma mesma infra-estrutura todas as universidades do país, recebeu o link de 45 Mbps, com o qual poderá se ligar à Américas Path,
a rede criada pela Global Crossing que será gerenciada pela Florida International University (FIU).

A RNP foi criada no final dos anos 80 e, no ano passado, alterou toda sua estrutura de rede para adequá-la à internet2. "Além de mais veloz, a internet2 é também mais 'esperta' que a atual, já que ela consegue adequar-se ao tipo de conteúdo que está trafegando, o que garante mais
qualidade na transmissao de áudio e vídeo, por exemplo", explica Nelson Simões, diretor geral da RNP.

Para se inserir no consórcio de 180 universidades que hoje utilizam a internet2, a RNP tem um orçamento de R$ 200 milhoes até 2004, custeados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo Ministério de Educação e Cultura.

Entre as instituiçoes de pesquisa que receberão o link da Global Crossing para se integrar à Américas Path estão a Retina, na Argentina, a Senacyt, do Panamá, a Reaccuin, da Venezuela, a CUDI, do México, a Cintel, da Colômbia, a RCP, do Peru, e a Reuna, do Chile.

Com a conexão de alta velocidade, as universidades podem colaborar, remotamente, em projetos mundiais como Genoma, de combate ao câncer, e de biotecnologia.

fonte: http://www.valoronline.com.br/valoreconomico/

Consulta em noticias