RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

OptiGlobe e RNP ativam link de peering


OptiGlobe

02.07.2001


A OptiGlobe, líder em Internet Data Centers (IDCs) na América Latina, e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), backbone nacional de Internet que interliga a comunidade acadêmica, anunciam a ativação de “peering” entre suas redes. Como resultado da ativação de um link de “peering” com capacidade inicial de 34 Mbps, a RNP e da OptiGlobe passam a trocar informações de forma direta e eficaz. A troca acontece graças à presença das duas instituições no OptIX-LA, o ponto de troca de tráfego (NAP) nas instalações da OptiGlobe.

Conectando-se ao OptIX-LA, a Rede Nacional de Pesquisas dá continuidade à sua política de apoiar e participar de iniciativas de livre troca de tráfego IP no Brasil. “Para a nossa comunidade de usuários, em sua maioria formada por pesquisadores, docentes e alunos de ensino superior, a oportunidade de trocar tráfego com a rede da OptiGlobe, e com os demais participantes do OptIX-LA, representa mais velocidade e diversificação de alternativas na comunicação com a Internet global,” comentou o Alexandre Grojsgold, Diretor de Operações RNP. “A entrada em operação do OptIX-LA representa, sem dúvida, mais um importante passo no sentido do fortalecimento de uma malha IP brasileira que seja economicamente sustentável, acessível, estável e eficiente,” conclui.

“A ativação do peering com a RNP é um avanço importante para a OptiGlobe, seus clientes, e as demais empresas que fazem parte do OptIX-LA,” ressalta Rance Hesketh, Executive Vice President and President Global Sales da OptiGlobe. “Em menos de uma semana, o tráfego trocado com a RNP alcançou os 10 Mbps – o que reflete a importância de acordos de peering e o papel de NAPs na expansão inteligente da Internet no país.”

Acordos de “peering” entre prestadores de serviços de telecomunicações e provedores de acesso à Internet (ISPs) são comuns em outros países com infra-estrutura de Internet avançada. Nos EUA já existem grandes centros de “peering” nas cidades de Chicago, Nova York, Washington DC, e San Jose. A OptiGlobe tem um forte compromisso em aumentar o número de operadoras e ISPs que participam dos pontos de “peering” em seus IDCs com ambiente “carrier-neutral.”


OptiGlobe

A OptiGlobe (www.optiglobe.com.br), sediada em Bethesda, MD, é a fornecedora líder da América Latina em serviços para operações de missão-crítica e de Internet Data Center (IDC). A OptiGlobe oferece aos clientes um portfólio completo de infra-estrutura, conectividade, serviços gerenciados e de suporte, que proporcionam às empresas desempenho, confiabilidade, segurança e escalabilidade de classe mundial. Os IDCs OptiGlobe estão entre os prédios mais conectados da região, o que permite aos clientes optar entre 20 fornecedores de acesso e de longo alcance, adequando o projeto de soluções de conectividade às suas necessidades específicas. Atualmente, a empresa conta com mais de 150 clientes, incluindo a Patagon, NTT, Coca-Cola, Nabisco e Yahoo! Brazil.


Rede Nacional de Pesquisa (RNP)

A RNP Rede Nacional de Pesquisa atua desde 1991 no desenvolvimento da tecnologia Internet no país, consolidando um backbone nacional e interligando a comunidade acadêmica. A RNP atua em nível nacional a partir de uma Coordenação Nacional distribuída em NA - Núcleos de Apoio localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal. Informações sobre a organização da RNP podem ser encontradas no site www.rnp.br.

fonte: http://www.optiglobe.com.br/

Consulta em noticias