RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Transmissão de vídeo digital foi destaque no III Workshop RNP2


SocInfo

08.06.2001


A vedete do III Workshop RNP2, que aconteceu na última semana de maio em Florianópolis, foi a videoconferência do debate "Sociedade da Informação – Desafios e Perspectivas", que contou com a participação da coordenadora do Programa Sociedade da Informação no ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Lúcia Melo, e do secretário-executivo do MCT, Carlos Américo Pacheco.

De Brasília, ambos discutiram com os participantes presentes ao evento na capital catarinense os temas relacionados ao desenvolvimento da sociedade da informação no Brasil. A videoconferência foi transmitida via Internet e também pela RNP (Internet2) e representou a aplicação prática de dois assuntos tratados em diversos dos trabalhos apresentados no evento: a infra-estrutura de serviços para uso da rede como meio de transmissão de dados multimídia e aplicações de transmissão de vídeo digital.

As aplicações multimídia para redes de Internet são uma tendência no desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Para Adailton J. S. Silva, assessor da coordenação de Infra-estrutura do Programa Sociedade da Informação (SocInfo), as redes Internet "convergem para serem redes de multiserviços". "As estruturas IP (protocolo de comunicação da Internet) vão conter tráfego de dados, sons, imagens, telefonia e outras aplicações multimídia", disse.

Adailton destaca que as transmissões de sons e imagens através de fibras ópticas apresentam vantagens com relação às transmissões por satélite. "O cabo (fibra óptica) oferece mais velocidade, com alta imunidade às interferências no sinal e baixos níveis de retardo, o que chamamos de delay, um atraso do sinal que faz com que as informações cheguem com atraso entre os emissores e receptores de dados", explicou.

Outro destaque do evento ficou para o painel "Implementando o projeto brasileiro para redes avançadas" que apresentou a Associação Rede Nacional para o Ensino e Pesquisa (AsRNP) que tem como objetivo orientar e acompanhar a operação do novo backbone RNP2 no Brasil. Os grupos de trabalho da RNP2 são formados por engenheiros, pesquisadores e acadêmicos, reunidos em três áreas: Aplicações Avançadas, Engenharia de Rede e Middleware.

Através de uma parceria entre o MCT e o Ministério da Educação, a infra-estrutura de redes RNP2, a exemplo do que já ocorre na Internet2 nos EUA, vai interligar as instituições federais de ensino superior, institutos de pesquisa e de difusão cultural em uma rede avançada de transmissão de dados para o desenvolvimento de aplicações em tele-medicina, educação à distância, processamento distribuídos, geo-processameto, entre outras.

fonte: http://www.socinfo.org.br/

Consulta em noticias