RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede de alta velocidade chega ao Brasil

Internet2, que estréia amanhã, deve integrar universidades de todo o País com uma transmissão de dados até 77vezes mais rápida


Agência Estado

Demétrio Weber

23.05.2000


O governo inaugura amanhã a primeira etapa da Internet de alta velocidade no País, com capacidade para ser 77 vezes mais rápida do que a rede atual. Serão interligadas universidades federais e institutos de pesquisa em São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal. A previsão é que os outros Estados estejam conectados à nova rede - desenvolvida pela Embratel - em julho.

O lançamento da Internet de alta velocidade, batizada de Internet2, será feito pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, no 18º Simpósio Brasileiro de Redes de Computação, em Belo Horizonte (MG). O custo do projeto para 2000 está orçado em R$ 50 milhões e tem parceria do Ministério da Educação (MEC). Problemas na importação de equipamentos e a demora na votação do Orçamento pelo Congresso atrasaram o programa em pelo menos três meses.

"O Brasil está assumindo a liderança em tecnologias para a Internet na América Latina", disse ontem o coordenador-geral da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), José Luiz Ribeiro Filho. Com o aumento de velocidade e qualidade na transmissão de dados, a nova rede é marcada pelo uso de aplicativos de multimídia interativa, que permitem, por exemplo, a realização de diagnósticos médicos e cirurgias a distância.

Acesso comercial

A velocidade de transmissão no eixo Rio-São Paulo será elevada inicialmente em dez vezes - dos atuais 2 megabits por segundo (mbps) para 20 mbps, apesar de o contrato com a Embratel prever até 155 Mbps. "Estamos deixando margem para elevar a velocidade de acordo com a demanda", disse Ribeiro Filho.

O uso do nova rede, ou "backbone", será inicialmente restrito ao meio acadêmico, mas o acesso comercial à ela deverá ser disponibilizada no futuro. Ainda este ano, as Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remavs) - projeto-piloto da Internet rápida envolvendo governo, universidades e empresas privadas em 14 capitais - também serão conectadas à nova rede.

A RNP, backbone que liga instituições acadêmicas à Internet, existe desde o início dos anos 90. O novo backbone foi batizado de RNP-2 e permitirá ao País acessar a Internet 2, projeto de rede de alta velocidade desenvolvido nos Estados Unidos.

A atual RNP liga todos os Estados à rede mundial de computadores, à velocidade máxima de 2 megabits por segundo, mas em muitos lugares a transmissão fica bem abaixo disso. O novo backbone utilizará a tecnologia ATM (Asynchronous Transfer Mode), exatamente o sistema que permite elevar o tráfego de dados.

fonte: http://www.estadao.com.br/

Consulta em noticias