RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Governo inaugura 2a. fase da Internet2

Custo é de R$50 milhões


Folha de São Paulo

23.05.2000


O Ministério da Ciência e Tecnologia inaugura amanhã a segunda fase da implantação da Internet 2 no Brasil, que demandou um investimento inicial de R$ 50 milhões e tem como objetivo interligar 350 instituições de ensino e pesquisa do país com redes acadêmicas dos outros continentes.

A Internet 2 é um sistema de transmissão de dados com alta velocidade e maior confiabilidade do que a Internet convencional. Atualmente, é utilizada apenas no meio acadêmico e científico.

Amanhã, em Belo Horizonte, ocorrerá o lançamento do sistema operacional RNP2, que vai fazer a conexão entre universidades e institutos de pesquisa do Brasil e do exterior. A princípio, apenas Brasília e cinco capitais de Estado estarão interligadas (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife). Os institutos dessas cidades já poderão trocar informações por correio eletrônico pela nova rede a partir de amanhã.

De acordo com José Luiz Ribeiro Filho, coordenador-geral da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), cerca de 350 entidades, em todos os Estados, estarão conectadas ao sistema. A partir de agosto, quando entrar em operação o cabo submarino Americas 2, o sistema brasileiro será interligado ao dos EUA. "A partir dos Estados Unidos, será possível fazer conexões com as redes da Europa e da Ásia", afirmou Ribeiro Filho.

Atualmente, já há uma rede interligando as entidades de ensino e pesquisa do país, chamada RNP1. Segundo Ribeiro Filho, ela tem velocidade de rede de 2 megabits por segundo. A nova rede terá uma capacidade de até 155 megabits por segundo. Com o aperfeiçoamento do sistema será possível, afirma Ribeiro Filho, que uma junta médica virtual observe um paciente por meio de computadores instalados em diversas capitais, para fazer um diagnóstico. O sistema permitiria até mesmo a realização de uma cirurgia à distância.

O projeto prevê a conexão de cinco instituições federais de ensino superior por mês, a partir de agosto, quando o sistema estiver interligado aos EUA. O Ministério da Educação ainda não decidiu quais serão as primeiras entidades conectadas. O objetivo é que, até o final de 2001, todas as 52 instituições federais de ensino superior estejam participando.

fonte: http://www.uol.com.br/fsp/

Consulta em noticias