RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Comitê Gestor encontra falhas de segurança em provedores gratuitos


Internet.br

22.02.2000


A polêmica do acesso gratuito na Internet brasileira continua em pauta nas reuniões mensais do Comitê Gestor (CG). No último encontro, foram apresentados os resultados da avaliação das condições de segurança oferecidas pelos provedores que fornecem conexão sem custos. As notícias para os usuários não são boas: foram detectadas falhas de segurança na maioria das empresas que oferecem acesso gratuito.

Para que sejam definidos padrões de segurança para os provedores gratuitos, o Comitê está trabalhando em conjunto com associações de provedores e com a sociedade civil. A preocupação do CG não está no acesso gratuito, mas sim na integridade dos usuários de Internet. "Não somos contra o acesso gratuito, mas distingüimos anonimato de gratuidade", afirma representante dos usuários no Comitê, Raphael Mandarino.

De acordo com o relatório de José Luiz Ribeiro Filho, conselheiro do CG que fez simulações de ataques à Internet, utilizando conexões de provedores que oferecem acesso gratuito, foram levados em consideração três aspectos - contrato, modalidade de acesso e possibilidades de identificar invasores. Em nenhum dos casos os resultados foram satisfatórios. O mais grave é não poder identificar quem está navegando.

Os testes mostraram que as informações fornecidas pelos usuários no ato do cadastramento não são checadas. Dessa forma, é possível que um menor de 18 anos se inscreva ou que um internauta afirme que nasceu em fevereiro do ano 2000. O problema é agravado pelo uso da senha genérica. No caso de possíveis invasões hackers na Rede, com todas as pessoas utilizando mesmo login e senha, não é possível identificar o pirata digital, apenas o IP da máquina que utilizou.

fonte: http://www.canalweb.com.br/

Consulta em noticias

 


Outras referências:

Comitê Gestor da Internet no Brasil

Site do CGI-BR