RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP vai interligar quatro redes metropolitanas de alta velocidade


Computer World

Eduardo Magalhães

01.10.1999


A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) está iniciando o processo de conexão de quatro Redes Metropolitanas da Alta Velocidade (Remav) entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Os links serão entregues pela Embratel durante o mês de outubro.

O projeto da RNP está ligado a Internet com a vantagem de ser uma rede de alta velocidade (Internet 2), com taxa de transmissão a 155 Mbps. Por enquanto, só universidades e empresas participantes do projeto terão acesso a essa nova rede.

A Remav é formada por 14 consórcios espalhados pelas principais capitais do Brasil. Ela tem por objetivo criar infra-estrutura de alta velocidade no país para aplicações como vídeo conferências em tempo real e telemedicina.

Toda a parte de infra estrutura foi fornecida pela IBM Brasil, que investiu cerca de US$ 10 milhões. "Os servidores RISC, Intel e demais equipamentos de rede são da IBM", revelou Rogério Nesi, gerente de marketing de networking da IBM Brasil.

Nesi disse que os testes de interoperabilidade entre os equipamentos da IBM, Newbridge e Cisco ocorreram no mês passado. Dentro de um ano, acredita Nesi, o sistema poderá estar disponível para o grande público.

fonte: http://www.uol.com.br/computerworld/

Consulta em noticias