RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP inaugura nova conexão ao backbone mundial 6Bone


Canal Web

03.03.1999


A Rede Nacional de Pesquisa - RNP- estabeleceu uma nova conexão IPv6 (túnel IPv6 sobre IPv4) do Br-6Bone com a RCCN - Rede da Comunidade Científica Nacional em Portugal. Esta conexão vem se somar às outras duas anteriores, com a Cisco System, nos EUA, e com a Nippon Telephone and Telegraph, no Japão, e correspondem às portas de acesso do Brasil ao 6Bone, um backbone mundial virtual para experimentos com o protocolo IPv6. O IPv6, também chamado de IPng - IP Next Generation é uma proposta de um grupo de estudos da IETF - Internet Engineering Task Force para resolver as fraquezas do IPv4, com especial atenção para as funções de gerenciamento de endereços, qualidade dos serviços e segurança, além de ampliar bastante o espaço de endereçamento na Internet.

O IPv4, estabelecido há uma década e que corresponde à versão atualmente em uso na rede, vem demonstrando algumas deficiências principalmente em função do extraordinário crescimento de tráfego verificado ao longo desses 10 anos e da variedade de aplicações desenvolvidas para a Internet neste período. O 6Bone é um projeto colaborativo informal, empreendido pelo ngtrans (grupo de trabalho do IETF) que consiste na criação de um backbone mundial experimental para pôr à prova as funcionalidades deste novo protocolo e desenvolver os mecanismos para a transição do uso do IPv4 para o IPv6.

O site Br 6Bone tem informações específicas do servidor 6Bone Whois, facilitando o acesso local às informações das redes já conectadas, como por exemplo nome da instituição, endereços IPv6 alocados, responsável técnico, evolução das conexões etc. Além deste serviço, o site oferece documentos com procedimentos de configuração de sistemas e uma lista de discussão.

fonte: http://www.canalweb.com.br/

Consulta em noticias