RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Nova Rede: inicialmente, acesso será restrito ao meio acadêmico

Internet 2 estréia nos EUA com velocidade até mil vezes maior


Folha de São Paulo

24.02.1999


A Internet 2, uma rede de computadores que visa prover os meios científico e acadêmico com altas velocidades de acesso, será inaugurada hoje nos Estados Unidos. O projeto começou a ser desenvolvido em outubro de 96 e já consumiu mais de US$ 500 milhões em investimentos privados.

Inicialmente, apenas patrocinadores e pesquisadores de 70 universidades norte-americanas terão acesso à rede. Outras 140 universidades que contribuíram financeiramente para o projeto devem utilizá-la a partir do ano 2000.

Ao todo, são 21 mil quilômetros de fibra óptica e velocidade de transmissão de 2,4 gigabits por segundo -o que significa um aumento de 100 a 1.000 vezes em comparação com a rede atual. Em tese, o conteúdo de uma enciclopédia de 15 volumes poderia percorrer dois pontos em apenas um segundo na nova rede. Pesquisadores poderão fazer simulações via rede, com gráficos em três dimensões, e hospitais poderão ter diagnósticos on line de doenças.

A Internet 2 não deve substituir a Internet usada atualmente, mas o objetivo final é transferir a tecnologia desenvolvida e testada para toda a sociedade.

No Brasil

Em outubro de 97, a RNP (Rede Nacional de Pesquisas) e o Protem (Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação) desencadearam uma ação conjunta para estimular a implantação de redes de computadores de alto desempenho, como a Internet 2. A previsão é que até o final do ano instituições de ensino e pesquisa brasileiras estejam usando esse tipo de rede.

fonte: http://www.uol.com.br/fsp/

Consulta em noticias