RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Usuários da RNP passam 30 horas sem conexão


Diário de Pernambuco

Raquel Lima

12.02.1999


O Pop Itep da Rede Nacional de Pesquisa (RNP-PE) acaba de viver o mais longo período de queda já registrado em sua história. Foram 30 horas fora do ar, desde às 17h da quarta-feira ate às 22h de ontem. Trocando em miúdos, significa que internautas da RNP em cinco estados (PE, RN, PB, AL e SE, mais a cidade de Tefé, no Amazonas) ficaram sem conexão com a Web. Entenda-se por internautas também universidades e secretarias de governo. "Um absurdo total", esbraveja o coordenador técnico do Pop-PE, Paulo Lyra. O problema começou na Tele de Brasília, acabou na Embratel Brasília e afetou o Pop de Brasília que é ligado ao Pop de Pernambuco. Para entendê-lo, primeiro é preciso saber que a Embratel sempre contrata as teles estaduais para fazer as conexões físicas. "A falha foi justamente na parte física da Telebrasília, derrubando a conexão com a Embratel Brasília e, por sua vez, com o Pop Pernambuco", explica Lyra.

Os reparos na Telebrasília só foram concluídos às 16h de ontem, o que não significou, entretanto, o fim da via crucis. "Após os reparos, nossos circuitos não ficavam up de jeito nenhum. Só poderia ser problema em outro trecho. Intercedemos junto à Embratel local, que mandou um técnico para cá'', lembra.

Resumindo, foram detectados problemas também no meio físico de transmissão do Pop de Pernambuco para Embratel. A Telpe foi acionada e o problema acabou sendo resolvido às 20h. "Ainda assim, não havia sinal", lembra Lyra. A Embratel fez um teste entre Recife e Brasília e descobriu que o canal por onde trafegam os dados também estava com problema. "A solução foi mudar mesmo o trajeto. Só assim, os sistemas funcionaram", diz. Só para se ter uma idéia da gravidade do problema, nas outras quedas o reparo foi feito em no máximo 2h.

Consulta em noticias