RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Oriente-se com os boletins eletrônicos


Jornal da Tarde

Carlos Nepomuceno

08.10.1998


Eu considero que o termo navegar já não serve mais para muita gente. Já me sinto mais aterrisando. Ou seja, recebo uma dica já com o endereço da página certinha e pouso direto - teleguiado, como um míssil. Os jornais cumprem em parte esse papel de fornecer o alvo, mas os meus informantes preferidos são os boletins eletrônicos.

É um verdadeiro serviço pós-moderno para os habitantes do planeta. Funcionam - quando bem feitos - da seguinte forma: um índice de todo o conteúdo, um resumo do assunto e um link direto para a página. Clica-se do programa de correio eletrônico direto para o navegador (ou seria aterrisador?) para se chegar ao lugar desejado.

Fiz aqui a seleção de alguns dos meus preferidos em português, espanhol e inglês. Aproveitem!

Em português

Edupage - O resumo que eles apresentam: "O Edupage é um boletim de notícias sobre tecnologias de informação, produzido e distribuído três vezes por semana pelo Educause, um consórcio de instituições acadêmicas norte-americanas, que visa a transformar a educação com o uso de novas tecnologias de informação. A tradução e distribuição do Edupage em português são serviços prestados pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP)". O Edupage traz temas gerais sobre informática e boas dicas sobre Internet. Não dão, infelizmente, os detalhes das fontes, nem as URLs (endereço na Rede). Para assinar o Edupage em português, envie mail para: contendo o texto: Sub Edupage-P Nome e Sobrenome.

Digito - Um boletim semanal de portugal muito bem-feito, com dicas sempre atuais. Muito bom para quem não lê em inglês e quer receber alguma coisa sobre a Europa também. Colocam textos com URL, dão dicas de livros e softwares. Gosto bastante. Para assinar vá em www.digito.pt .

Linknews - Ainda começando, mas tem se mostrado uma fonte muito boa para novos links no Brasil. Enviam notícias das páginas novas da Rede, do País e do exterior, pena que ainda sem a URL. www.linknews.com.br

Limonada - Novidades de software, serviço nota 10! Vem de vez em quando. Assine em lemon.trendnet.com.br/cadastro.cfm

Em inglês

IW Americana - A revista Internet World americana desistiu de publicar em papel. Uma decisão polêmica e para mim péssima, já que era assinante e adorava quando chegava a publicação.

Passei a assinar então o boletim semanal on-line, que sempre traz alguma novidade, mas não o mesmo do papel. (Serei um saudosista?) Para assinar: www.iw.com/digest.html .

Boletim Tucows - Um boletim semanal sobre as novidades de software do principal repositório de programas da Rede em parceria com diversos provedores nacionais. O único problema: não traz comentários sobre a qualidade de cada programa. O que evitaria ver o que não presta e só ir na certa. Para assinar, acesse o endereço idirect.tucows.com/tmilk.html.

Em espanhol:

Todointernetmania - Boletim semanal em espanhol que fala da Internet, mas é mais "cabeça", se preocupa com assuntos gerais, de conteúdo e de comportamento, sempre com boas dicas de sites. Para assinar veja como em: www.todointernet.com.

fonte: http://www.jt.com.br/

Consulta em noticias