RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Brasil testa mudanças no protocolo IP


Canal Web

24.09.1998


A Internet está mudando, para atender ao crescente tráfego de dados e à demanda por sistemas mais seguros. No mundo todo, está sendo planejada uma profunda alteração no protocolo IP utilizado atualmente, o IPv4. A versão IPv6, que já está sendo testada, deverá estar implantada no Brasil após o ano 2002, e trará benefícios como o maior suporte a aplicações de voz sobre IP e maior controle da qualidade de serviços. As informações são de Adailton José Santos Silva, do Núcleo de Apoio da RNP em Campinas, que escreveu um artigo sobre a migração de protocolos da Rede no último boletim News Generation da RNP.

Para o especialista, as mudanças não refletem um esgotamento de endereços IP em nível nacional. "Depois que foram empregados alguns mecanismos para economia de endereços IP e para agregação de rotas, os problemas de falta de endereços IP foi fortemente minimizado", acrescenta.

Os backbones IPv6, em todos os países, são experimentais, servindo apenas como protótipos para a evolução do protocolo. Adailton Silva explica que, por este motivo, "eles ainda não têm nenhum impacto na Internet atual". E adverte que, com a nova tecnologia, as redes deverão ser reestruturadas, num futuro próximo, tanto no Brasil como em todo o mundo. "Os provedores poderão optar pela migração do IPv4 para o IPv6, e isto implicará em mudanças de infraestrutura, como a troca de todos os servidores Web e de correio eletrônico", informa ele. Até o momento da substituição, entretanto, grande parte dos recursos utilizados hoje já deverá suportar o novo protocolo, o que irá reduzir os gastos com a migração.

Site relacionado: http://www.6bone.rnp.br/

fonte: http://www.canalweb.com.br

Consulta em noticias