RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Originet suspende acesso de hackers 'amadores'


Infonews

André Bueno

09.09.1998


A Originet, cujos usuários foram impedidos de navegar em computadores da rede acadêmica (RNP) na semana passada por causa da ação de hackers, informou que suspendeu as contas de acesso à Internet de todos os seus usuários envolvidos em tentativas de ataque à rede acadêmica.

A Originet diz ter recebido avisos sobre ações ilícitas de seus usuários apenas no dia 4 de setembro, sexta-feira, um dia depois de a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) ter orientado os seus administradores de sistemas a bloquear toda forma de conexão de usuários da Originet à sua rede, exceto o envio de e-mail

"Recebemos os logs [relatórios eletrônicos] das tentativas de ataque a servidores da RNP e, com os horários e números IPs das pessoas envolvidas, pudemos rastrear na Originet os responsáveis", conta a gerente de tecnologia da Originet, Mônica Cairrão Rodrigues. "Cancelamos as senhas dos envolvidos e entramos em contato com eles, por telefone, informando que caso haja reincidência os seus nomes serão encaminhados ao nosso departamento jurídico."

De acordo com Mônica, a Originet não tem como costume revelar o nome de clientes acusados de realizar infrações na Internet. "Só informamos o nome de um cliente se houver solicitação oficial de uma empresa afetada, encaminhada ao nosso departamento jurídico." A gerente de tecnologia diz que essa é uma prática normal entre os provedores de acesso nacionais.

Segundo Mônica, as tentativas de ataque da semana passada e deste fim-de-semana não indicam a ação de hackers profissionais. "Muitas vezes se trata de uma espécie de experiência, de quem está tentando conhecer melhor o funcionamento da Internet, que pega uma receita de bolo num dos sites de hackers e a aplica sem saber direito quais serão os resultados."

A gerente de tecnologia cita como prova do amadorismo dos supostos "hackers" o fato de terem tentado atacar sites de terceiros usando a conexão de um provedor em que mantêm conta. "Um hacker mais experiente seria capaz de apagar os rastros dos locais por onde passou e nunca se conectaria diretamente do seu provedo

fonte: http://www2.uol.com.br/info/

Consulta em noticias