RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rede acadêmica interligará instituições de ensino e pesquisa do Caribe

Trabalho está sendo conduzido pela RNP


A única região do globo desprovida de uma estrutura de internet avançada para interligar instituições de ensino e pesquisa – o Caribe – terá, a partir de 2012, a sua própria rede acadêmica e isso é, em parte, fruto de um trabalho realizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A previsão é do coordenador de Redes Eriko Porto, funcionário da RNP designado para conduzir o projeto de engenharia da rede.

Em sua primeira fase, a iniciativa batizada de C@ribNET conectará, a uma velocidade de 155 Mbps, 31 instituições de 13 países da região, mais a República Dominicana. Isso permitirá que os pesquisadores locais passem a integrar o movimento global de pesquisa científica colaborativa. “Os benefícios são evidentes: toda rede traz desenvolvimento e inclusão digital, e a C@ribNET vai possibilitar a instituições desses países a colaboração em projetos de pesquisas globais em áreas como meteorologia e física de altas energias,” justifica Porto.

O projeto, orçado em 10 milhões de euros, está sendo financiado pela União Europeia, sob administração do Banco Mundial. Para conduzi-lo, a RNP participou de uma licitação aberta pelo Caribbean Knowledge and Learning Network (CKLN) – a Rede Caribenha de Ensino e Conhecimento. A instituição brasileira foi escolhida em razão do seu know how no trabalho à frente da RedCLARA, iniciativa congênere na América Latina que conecta 15 redes nacionais de ensino e pesquisa.

Diferentemente da rede latina, o trabalho no Caribe tem se mostrado mais complexo, afirma Porto. A razão é que o Caribe não possui redes nacionais de ensino e pesquisa. Dessa forma, além de implementar uma infraestrutura que conecte os países, será preciso conectar também as instituições, o que exigirá da C@ribNET um aporte de 6,5 milhões de dólares para contratação do circuito entre as nações e, internamente, até as universidades e centros de pesquisa.

Por questões logísticas e de desembaraço aduaneiro dos equipamentos, a implantação de fato da primeira fase da C@ribNET iniciará em 2012. Após a primeira etapa ser encerrada, deverá iniciará a segunda, quando instituições dos demais países da região serão conectadas à rede.

[RNP, 13.12.2011]

Consulta em noticias