RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

7° Fórum Redecomep


Diálogo aberto, transparência e integração. Foi dessa forma que as instituições de ensino e pesquisa e os parceiros das redes metropolitanas interagiram durante o 7° Fórum da Redecomep, realizado no dia 27/10, no Rio de Janeiro.

O encontro, promovido anualmente, é um momento voltado para o compartilhamento de experiências entre Comitês Gestores e demais participantes da iniciativa Redecomep, com o objetivo de otimizar suas práticas. “Este encontro é uma iniciativa importante, dentro do fortalecimento da ciência, tecnologia e informação no país. O Fórum é um marco que representa os resultados concretos que alcançamos. Nosso objetivo, aqui, é discutir o desenvolvimento, fortalecimento e sustentabilidade dos consórcios das redes metropolitanas”, avaliou o diretor adjunto de Gestão de Soluções, Gorgonio Araújo.

Na parte da manhã, o encontro contou com apresentações dos últimos resultados da Redecomep. A formalização da participação na iniciativa foi abordada tanto na apresentação sobre o “Status das redes metropolitanas e implantação de novas conexões em redes inauguradas”, feita pelo engenheiro de Redes, Marco Aurélio Montoro Filho, quanto no “Painel de Relacionamento”, ministrado pela Gerente de Relacionamento com Redes Metropolitanas, Wilma Silva. “O processo de formalização da adesão à iniciativa é importante para que a governança dessas redes seja instituída e cada instituição possa fazer de forma plena a sua gestão”, enfatizou Wilma.

Para compartilhar as informações sobre o andamento das redes que estão em implantação e as futuras redes a serem construídas, foi apresentado o “Panorama do Programa Redecomep”, que contou com a participação de Gorgonio Araújo e os gerentes de projeto Ney Castro, Celso Barbosa e Cassius Abelem.

Encerrando a primeira parte do 7° Fórum Redecomep, foram realizadas outras duas apresentações sobre o “Sistema de Gestão de Plantas”, ministrada pelo analista de Engenharia de Redes, Helmann Penze, e as “Operações de redes: o processo de Gestão de Desempenho”, ministrada pelo analista de operações, Rafael Ribeiro.

Em relação ao Sistema de Gestão de Plantas, Helmann mostrou os avanços do projeto e complementou: “vamos usar a ferramenta para registrar o legado das redes construídas e cadastrar as novas redes. Nossa base de dados inclui todo o Brasil, assim, teremos um banco de dados único e informações mais precisas sobre as redes metropolitanas”.

Projeto Navega Pará e a parceria entre RNP e Telebras complementam as atividades do evento

Na parte da tarde, os presentes assistiram à palestra “A Experiência do Projeto Navega Pará”, feita pelo presidente da Prodepa, Theo Pires. Além de apresentar as iniciativas que fazem parte do projeto, como o Infovia Digital, Theo ressaltou a importância da Rede Metropolitana de Belém (MetroBel), da Redecomep, como essência do Navega Pará.

“O Programa Navega Pará busca a inclusão social através da inclusão digital. A nossa rede já atende, hoje, quase 250 pontos. No Convênio de Cooperação entre o Governo do Pará e a RNP pretendemos estabelecer condições que viabilizem a implantação de redes em Castanhal, Marabá, Altamira e Santarém”, afirmou Theo Pires.

O painel com o tema “PNBL e a parceria RNP/Telebras” encerrou o 7° Fórum Redecomep. Mediaram a discussão o diretor da Diretoria de Serviços e Soluções da RNP, José Luiz Ribeiro; o gerente consultor de Soluções da RNP, Eduardo Grizendi; e o gerente de Planejamento Empresarial da Telebras, Erivan Paiva.

“Nosso objetivo é participar a todos sobre essa parceria [RNP e Telebras], no contexto do PNBL. Temos um acordo de cooperação técnica em rede, compartilhamento de infraestrutura e capacitação de recursos humanos em Tecnologia de Informação e Comunicação com a Telebras e juntos, desenvolveremos iniciativas para pesquisa e desenvolvimento tecnológico de redes e aplicações avançadas”, esclareceu Eduardo Grizendi sobre a parceria.

Representando a Telebras, Erivan Paiva falou sobre o foco estratégico da instituição: “Nossa meta é vender internet no atacado. Massificar a banda larga é massificar o Produto Interno Bruto (PIB) do país, e queremos fazer isso evoluindo para dar agilidade ao processo de construção de uma rede. A RNP tem sido um parceiro tremendo neste desafio.”

“Na estratégia de longo prazo, enxergamos na Telebras nosso principal parceiro estratégico para o cumprimento das nossas metas de interiorização. Nossa contrapartida vem a partir da nossa reserva técnica de fibras ópticas, um recurso muito estratégico. Gostaríamos de dividir com vocês essas possibilidades e oportunidades, pois esperamos que vocês tenham bastante motivação”, complementa o diretor José Luiz Ribeiro.

[RNP, 27.10.2011]

Consulta em noticias