RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Bate-papo de Engenharia e Operações traz novidades da rede Ipê

Técnicos dos PoPs e de instituições-clientes reuniram-se para obter detalhes dos projetos em andamento na área de engenharia e operações


Técnicos dos Pontos de Presença (PoPs) da RNP e de instituições-clientes reuniram-se nesta quarta-feira (26/10), no Hotel Everest Rio, no Rio de Janeiro, para obter detalhes dos projetos em andamento na área de engenharia e operações da organização.

O bate-papo, que integra a programação do 17º Seminário de Capacitação e Inovação (SCI 2011), foi conduzido pelo diretor adjunto de Engenharia de Redes e Operações, Ari Frazão Jr. “Para nós é um prazer ter esse momento de troca de informações, não se furtem de nos questionar e solicitar esclarecimento, já que o dia-a-dia nos toma muito tempo”, disse Frazão, abrindo o encontro.

A gerente de Engenharia de Redes, Cybelle Suemi Oda Oyama, apresentou a perspectiva de evolução da rede Ipê (backbone acadêmico nacional) para 2012. Entre os projetos, estão a ampliação das capacidades, em especial na região norte do país, e a conexão de última milha em fibra ótica e radio enlaces. A gerente de Operações, Janice Ribeiro, abordou, entre outros tópicos, a conexão de novos clientes. Segundo ela, 78% dos enlaces das 99 instituições previstas para serem conectadas este ano estão ativos e monitorados. Para 2012, a previsão é conectar mais 290 instituições.

O analista de Operações Aluízio Hazin apresentou aos profissionais dos PoPs a plataforma do Arbor Peakflow. O sistema, implementado recentemente na rede Ipê, analisa o fluxo do tráfego de dados e cruza essas informações com outras presentes nos roteadores do backbone, permitindo a mitigação de ataques. Também falou da revisão da política de BGP (Border Gateway Protocol) para roteamento na rede, trabalho que está sendo desenvolvido atualmente.

No bate-papo, foi aberto espaço para que PoPs apresentassem cases de sucesso. Rodrigo Brayner, técnico do PoP de Pernambuco, apresentou uma ferramenta de acompanhamento de bugs e de gerenciamento de atividades através de registros. A equipe do PoP utilizou o Etraxis, sistema OpenSource que lhes permitiu customizá-lo de acordo com as necessidades do PoP. Já Rafael Emerick, do PoP do Espírito Santo, apresentou um trabalho realizado para detalhar os processos de trabalho no PoP, que permite orientar os novos colaboradores mais rapidamente e estabelecer um padrão de qualidade no gerenciamento de enlaces. O profissional também mostrou aos colegas uma aplicação desenvolvida no PoP-ES, baseada em software livre, para publicação na web de estatísticas de redes.

[RNP, 27.10.2011]

Consulta em noticias