RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Demonstrações chamam a atenção do público - GLIF 2011


O debate sobre os recursos de transmissão e comutação ópticas criados para desenvolver e demonstrar o encaminhamento de tráfego por meio de circuitos virtuais fim a fim ficou mais dinâmico com a produção de um espaço de demonstrações que fez parte das atrações do primeiro dia (13/9) do evento GLIF 2011.

Durante a visitação, os participantes tiveram a chance de conferir demonstrações e mais detalhes de projetos de várias partes do mundo. Foram eles: Observação microscópica de um streaming de grande largura de banda, da Universidade Keio; 100Gb offline, do CPqD; Criação de circuitos dinâmicos fim a fim, da RNP; demonstração da HPDM, do Consórcio HPDM; e Portal de Visualização, da Universidade de São Paulo; e o OGF-NSI ‘plugfest’, resultado da parceria entre as redes OpenDRAC (SURFnet), OpenNSA(NORDUnet), OSCARS(ESnet), G-lamdba (AIST), G-lambda (KDDI Labs), AutoBAHN (GÉANT project) e dynamicKL (KISTI).

Uma das demonstrações apresentadas foi o Portal de Visualização, da Universidade de São Paulo – projeto que trabalha com circuito integrado de displays para exibição de imagens de super alta definição (4k). “Este portal de visualização vai ser usadopara dar suporte a demonstrações e possibilitar a interação com entidades externas, como videoconferências. Nosso próximo desafio é criar um painel com 8 displays, configurar um servidor para cada um deles e ainda garantir 1GB individual”, explica Bruno Pelinzon, da Universidade de São Paulo.

Outro destaque da participação da RNP nas demonstrações foi a apresentação do serviço de circuitos dinâmicos fim a fim, novo serviço experimental da organização, voltado para pesquisadores que utilizam ou dão suporte a aplicações com grandes requerimentos de capacidade de rede (largura de banda) e desempenho, como grandes transferências de dados ou aplicações de alto desempenho. Durante a demonstração do projeto, foi possível ainda acompanhar o agendamento de um circuito, através de uma interface amigável e objetiva.

Confira alguns depoimentos dos participantes que estiveram nas demonstrações:

Amanda Meittiuz (CPqD)

Estou aprendendo bastante, inclusive sobre a minha própria rede. Está é uma oportunidade de aprender e identificar grupos de pesquisa que estão fazendo trabalhos compatíveis e complementares ao nosso, assim, podemos fazer novas parcerias, novos contatos. É um trabalho que gera mais trabalho.

Ewerton Madruga (Inmetro)

O evento todo está bastante interessante, estou acompanhando a palestra e a demonstração que achei mais interessante foi a dos displays em 4k. Esta é uma forma de conhecer mais tecnologia de alta capacidade, alta velocidade, uma área que ainda tem muito a crescer.

Charlos Miers (USP)

Gostei da apresentação da interface do serviço de aprovisionamento dinâmico por ser bastante objetiva. Também achei interessante a demonstração do portal de visualização, pois são vários displays interligados e processados ao mesmo tempo, e, por fim, a demonstração do ‘plugfest’ também chamou minha atenção.

[RNP, 14.09.2011]

Consulta em noticias