RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Segurança na Internet é tema de evento internacional em Curitiba

Dia Internacional de Segurança em informática reunirá especialistas no assunto para discutir as ameaças do ambiente web e os cuidados que os usuários devem tomar para não se tornarem vítimas de fraude


O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realiza, no dia 31 de agosto, em Curitiba, o Dia Internacional de Segurança em Informática – DISI 2011. O evento reunirá especialistas e profissionais de referência no assunto para discutir questões relacionadas às ameaças do ambiente web e os cuidados que os usuários devem tomar para não se tornarem vítimas de fraudes. A atividade, que esse ano traz como tema “Conscientização em segurança é um dever de todos”, tem início às 9h e se estende até as 17h no hotel Quality (Alameda Dom Pedro II , 740, Batel). As inscrições são gratuitas.

A programação conta com palestras de profissionais como Luiz Eduardo, diretor do SpiderLabs (laboratório da Trustwave, empresa líder em segurança da informação e soluções de conformidade com padrões) para a América Latina e Caribe; de André Landim, analista de Segurança no CAIS/RNP; e do jornalista Altieres Rohr, colunista do G1 e editor do site Linha Defensiva. Outro destaque do evento é o jornalista, autor e diretor de TV, Marcelo Tas, que conduzirá a palestra “Redes Sociais: Virtudes e Defeitos Colaterais da Nova Comunicação Digital” (veja a programação completa).

INSCRIÇÕES - As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site www.disi.rnp.br, que também oferecerá transmissão simultânea em três idiomas. Mais de 120 instituições de várias partes do país também se inscreveram no evento e realizarão atividades alusivas em suas sedes. O DISI 2011 está sendo realizado pelo CAIS em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a RedCLARA, com o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3787-3300.

Sobre o CAIS - O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) é o CSIRT da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Ele atua na detecção, resolução e prevenção de incidentes de segurança na rede acadêmica nacional (rede Ipê), composta por 500 instituições de ensino e pesquisa do país e 3,5 milhões de usuários. Somente em 2010, o CAIS registrou 105.030 notificações de ameaças a instituições conectadas ao backbone.

Em seu site (www.rnp.br/cais), o CAIS disponibiliza uma série de informações para alertar os internautas sobre as ameaças da rede. Além disso, mantém um canal de contato com seus clientes através do endereço cais@cais.rnp.br, para onde devem ser enviados relatos de incidentes de segurança relacionados à rede Ipê.No campo internacional, mantém relações com as principais organizações atuantes no setor de segurança na Internet. É filiado desde setembro de 2001 ao Forum of Incident Response and Security Teams (FIRST) e, desde setembro de 2005, também é parceiro de pesquisa do APWG (Anti-Phishing Working Group).

[RNP, 23.08.2011]

Consulta em noticias