RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Mato Grosso recebe nova capacidade da rede Ipê

Conexão é ampliada de 60 para 230 Gbps


RNP com colaboração da Assessoria de Comunicação da UFMT

09.08.2011


Ocorrida no dia 5/8, a cerimônia de inauguração da nova capacidade da rede Ipê na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, trouxe à discussão a importância do uso das novas tecnologias, em particular a Internet, na difusão de informações, sobretudo no meio acadêmico.

Atendendo à necessidade crescente de ampliação de acesso ao meio digital, o enlace da rede Ipê no Estado passou de 60 Gbps para 230 Gbps. A expansão coloca a UFMT como referência entre as instituições de ensino no país na ampliação da política de inclusão digital e no investimento em novas tecnologias, de acordo com o diretor geral RNP, Nelson Simões.

Além de Simões, estiveram presentes à cerimônia o diretor de Serviços e Soluções da RNP, José Luiz Ribeiro Filho, o coordenador do Ponto de Presença de Mato Grosso (PoP-MT), professor Arlenes Silvino da Silva, e a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder.

Segundo o diretor geral da RNP, a meta é que todos os estados estejam ligados a 10 Gbps daqui a alguns anos, para que as ferramentas e tecnologias disponíveis na Internet possam ter melhor aproveitamento. Com esta ampliação, seria possível implantar computação móvel no interior dos campi, utilizar livros eletrônicos, investir em ferramentas de realidade aumentada, entre outros.

O coordenador do PoP-MT destacou que “essa inauguração é um fato histórico, que promoverá melhorias na área de ensino e pesquisa”. A reitora Maria Lúcia Cavalli Neder completou que o processo de globalização se intensifica através do avanço das tecnologias em comunicação e informação, sendo necessário aumentar esta capacidade para atender à demanda crescente das instituições de ensino e pesquisa no país. Ela afirmou ainda que “as possibilidades que essas ferramentas apresentam são infinitas e extremamente necessárias para a difusão do ensino e da pesquisa nas universidades”.

As perspectivas indicam que, com a ampliação da capacidade da rede Ipê, serão criados, dentro dos campi, centros de referência em tecnologia da informação e comunicação, para oferecer suporte para a criação de ambientes virtuais e para o uso dessas novas tecnologias em sala de aula.

Também participaram da solenidade os pró-reitores de Administração, Valéria Calmon Cerisara; de Planejamento, Elisabeth Furtado de Mendonça; de Ensino de Graduação, Myrian Serra; de Cultura, Extensão e Vivência, Fabrício de Carvalho; a pró-reitora de Rondonópolis, Cecília Kamei Kimura; o do Campus do Araguaia, José Marques Pessoa; além do secretário de Tecnologia da Informação, Alexandre Martins dos Anjos; membros do comitê gestor da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep) de Mato Grosso; e representantes de instituições de educação e tecnologia do Estado.

Consulta em noticias