RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e Ministério da Saúde inauguram núcleos de telemedicina e telessaúde na UFMS

Cerimônia oficial acontece nesta quarta-feira em Campo Grande


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Saúde inauguram, nesta quarta-feira (8/6), os núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) e do Programa Telessaúde Brasil na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Campo Grande. A cerimônia acontece às 10h (horário de Brasília, 9h local), no anfiteatro de Telemedicina. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Estadual da Saúde.

Os núcleos foram dotados com sala de videoconferência e equipamentos para conexão em banda larga, permitindo que a universidade troque informações em tempo real com outras unidades. Assim, a instituição pode integrar os 42 Grupos de Interesse Especial nacionais e internacionais que discutem especialidades da saúde, prática de ensino à distância e assistência a pacientes remotos. Por meio de tecnologias da informação e comunicação, será possível realizar não só atividades de pesquisa e educação continuada em saúde, mas também avaliações remotas de casos clínicos e segunda opinião a distância.

Através da parceria com o Ministério da Saúde, o local será a sede do Programa Telessaúde Brasil no Estado. O projeto faz uso da tecnologia da informação para a realização de segunda opinião médica direcionada a profissionais que trabalham em cidades do interior. Isso contribui para a diminuição da carência de especialistas, além de proporcionar educação continuada para profissionais da área médica sem deslocamento para os centros de referência.

RUTE - Formada por 158 instituições, a Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é apoiada pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue). Coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Rute apoia o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentiva o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais. Com o núcleo da UFMS inaugurado, serão 51 em operação em todo o Brasil.

[RNP, 07.06.2011]

Consulta em noticias