RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rede Universitária de Telemedicina inaugura seu 50º núcleo operacional

Sala de telemedicina fica no Instituto de Neurologia Deolindo Couto, da UFRJ


A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) inaugurou nesta sexta-feira (20/5) seu 50º núcleo operacional. Ele está localizado no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde ocorreu a cerimônia oficial.

A solenidade marcou o início da operação do núcleo, dotado de equipamentos para videoconferência que permitirá ao INDC trocar informações com hospitais universitários do Brasil e do exterior. A primeira sessão oficial foi conduzida pela neuropatologista Leila Chimelli e pelo radiologista Luiz Alberto Moreira de Souza, ambos do INDC, sobre o tema “Contribuição da correlação neuroradiológica e neuropatológica para o diagnóstico das neoplasias do sistema nervoso central”.

Além da comunidade acadêmica, participaram do evento o superintendente de Institutos Tecnológicos e de Pesquisa da Finep, Avílio Antonio Franco, o coordenador Nacional da Rute, Luiz Ary Messina, o diretor do INDC, neurocirurgião José Luiz de Sá Cavalcanti, o representante da Sociedade Brasileira de Radiologia (RJ), Alair Sarmet Moreira, e a gerente de Relacionamento da RNP, Beatriz Zoss.

Formada por 158 instituições, a Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é apoiada pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue). Coordenada pela RNP, a Rute apoia o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentiva o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

[RNP, 26.05.2011]

Consulta em noticias