RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

HSM da ICPEdu é homologado pelo ITI


A Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu), um dos serviços do catálogo da RNP, alcançou um resultado significativo ao conquistar a homologação do seu Módulo de Hardware Seguro (conhecido pela sigla HSM, do inglês Hardware Security Module) junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Responsável por fazer a gestão de chaves criptográficas, o HSM é parte essencial no processo de criação de certificados digitais e chaves de segurança, ferramentas cada vez mais utilizadas, por conferir credibilidade aos serviços e processos administrativos das instituições e garantir a identidade de seu portador.

Com o reconhecimento, o HSM do ICPEdu se firma como primeiro produto nacional do gênero a ser homologado no Brasil. “Este momento representa um marco para nossa organização e para a sociedade brasileira, pois é o reconhecimento da qualidade do serviço, que se torna o único produto do gênero a ser 100% brasileiro. Esperamos que este seja somente o início de uma série de produtos bem sucedidos”, orgulha-se Celso Capovilla, Gerente do Núcleo de Coordenação de Negócios (NCN) da RNP.

A homologação, publicada no Diário Oficial da União no dia 3/5, é resultado de um longo trabalho de avaliação, iniciado em 2008, quando o HSM foi submetido à análise. Durante o período, o ITI, em parceria com o Laboratório de Ensaios e Auditorias (LEA) do LSITec, realizou inúmeros testes de conformidade que concluíram que o produto obedece às normas exigidas pela ICP-Brasil.

Mesmo antes de sua homologação, a qualidade do HSM já era reconhecida, o que estimulou sua utilização, desde 2009, por uma série de instituições brasileiras, como a ICP-Brasil (AC-RAIZ), a Autoridade Certificadora da Justiça Brasileira (AC-JUS), a Autoridade Certificadora da Receita Federal (AC-RFB) e a Autoridade Certificadora do Serviço Federal de Processamento de Dados (AC-SERPRO).

HSM é fruto de GT-RNP

O HSM é resultado do trabalho iniciado com um dos Grupos de Trabalho (GTs) da RNP, o GT ICPEdu, incrementado substancialmente pelos parceiros do Laboratório de Segurança em Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (LabSEC) e a empresa Kryptus. “Desenvolvemos algo útil, um produto real, não somente uma tecnologia, mas uma tecnologia que já está sendo aplicada e bem recebida”, avalia o Coordenador do LabSEC, Ricardo Custódio.

[RNP, 23.05.2011]

Consulta em noticias