RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

UFT oficializa inauguração dos núcleos de telemedicina e de telessaúde


Uma cerimônia realizada na sexta-feira (13/5), na Universidade Federal do Tocantins, campus Palmas, oficializou a inauguração dos núcleos de Telemedicina e Telessaúde da instituição. Participaram da solenidade o coordenador Nacional da RUTE, Luiz Ary Messina; o coordenador do Núcleo e professor do curso de Medicina da UFT, Itamar Gonçalves; o secretário de Saúde de Palmas, Samuel Bonilha; e o reitor Alan Barbiero, entre outras autoridades. Ana Estela Haddad, diretora de Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, participou da cerimônia por videoconferência.

Na cerimônia, Samuel Bonilha manifestou a intenção de integrar as 45 equipes do PSF de Palmas por meio do Telessaúde. “Essa ferramenta é muito importante para os municípios estreitarem as distâncias, melhorar os serviços de saúde e diminuir o sofrimento das pessoas”, disse Bonilha, em referência aos pacientes atendidos em lugares distantes dos grande centros. Ana Haddad destacou, por meio de videoconferência, a importância da gestão compartilhada do programa entre a Universidade, Estado e municípios.

Já o reitor da UFT, Alan Barbiero, enfatizou que o espaço é uma verdadeira revolução no atendimento básico do sistema de saúde pública do Estado. “Isso é modernidade. O núcleo fortalece as políticas institucionais e o setor de saúde”, afirmou Barbiero. Luiz Ary Messina falou da contribuição que a iniciativa trará ao atendimento de saúde no Estado. “As equipes e a população vão se beneficiar diretamente, pois os atendimentos serão oferecidos por profissionais especializados”, observou.

Com informações do site da Universidade Federal do Tocantins

[RNP, 17.05.2011]

Consulta em noticias