RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Ministro Aloizio Mercadante visita a RNP

Maior colaboração entre os países do Mercosul e conexão da Amazônia foram temas em pauta


Em 10/3, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, visitou o escritório da RNP em Brasília e assistiu a uma apresentação feita pelo diretor geral, Nelson Simões, sobre as principais iniciativas estratégicas da organização para as áreas de ciência e tecnologia, educação, saúde e cultura.

Foto Lecino Filho/MCT

Participaram da reunião, por videoconferência, os diretores de Pesquisa e Desenvolvimento, Michael Stanton, de Engenharia e Operações, Alexandre Grojsgold, e de Gestão, Wilson Coury. Também estavam presentes a assessora do ministro, Ana Gabas, o diretor do Instituto Brasileiro da Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Emir Suaiden, e os diretores adjuntos de Gestão de Serviços, Antônio Carlos Fernandes Nunes, e de Gestão de Soluções, Gorgonio Araújo.

Na ocasião, o ministro manifestou interesse em incluir a RNP no projeto de criação do sistema de alertas contra acidentes climáticos. De acordo com Mercadante, a organização, por integrar todos os principais atores, poderia ser responsável pela infraestrutura de comunicação deste sistema, que também integrará radares meteorológicos de instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Aeronáutica ainda este ano. “A nossa meta é ter o sistema de alerta pronto até o verão”, garante o ministro.

Outro ponto destacado foi a necessidade de aprofundar a colaboração com os países que integram o Mercado Comum do Sul (Mercosul). "A integração das instituições de ensino e pesquisa da região por meio de uma rede de alta velocidade deve ser uma prioridade", afirmou.

No âmbito do Mercosul, a RNP está instalando conexões diretas com a Argentina e planeja a integração com o Uruguai e Paraguai. Também abriga a unidade de gestão Mercosul Digital, responsável por implantar uma infraestrutura de apoio ao comércio eletrônico e à educação virtual entre os países do bloco, promovendo políticas comuns e reduzindo assimetrias tecnológicas.

Mercadante também ressaltou a importância de reforçar a conexão de alta velocidade para a região Norte do país. “Temos que fazer um acordo com os países da Amazônia para termos satélite interligando todo o interior da região para aplicações em educação e pesquisa”.

No fim do encontro, ficou acordado que o ministro e o diretor geral da RNP aprofundariam as discussões sobre o projeto Rede Universitária de Telemedicina (Rute) e temas relacionados à conectividade internacional entre o Brasil e outras regiões do globo, especialmente a Europa.

[RNP, 11.03.2011]

Consulta em noticias