RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP seleciona participantes para novo Serviço Experimental

Federação Educa Brasil disponibilizará infraestrutura nacional para confederação de OAs


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) busca instituições interessadas em participar do Serviço Experimental Federação Educa Brasil (SE-FEB).

O SE-FEB consiste em disponibilizar uma infraestrutura nacional para confederação de repositórios de Objetos de Aprendizagem (OAs) visando seu reuso a partir de um único ponto de busca. O serviço provê mecanismos para integrar vários repositórios de OAs, por meio da recuperação de seus metadados, tornando-os acessíveis por um sistema de busca global. Assim, o serviço experimental FEB destina-se a qualquer instituição de educação ou pesquisa que deseje expandir o reuso e compartilhar seus repositórios de OAs. Outras informações sobre este Serviço Experimental podem ser obtidas no endereço http://feb.ufrgs.br.

Na fase experimental do serviço serão selecionadas até sete instituições-clientes da RNP. Cada instituição irá colaborar com o grupo de trabalho por meio da inclusão de seu repositório de OAs na federação experimental, e, uma vez selecionada, deverá encaminhar indicação formal de participação assinada pelo reitor ou dirigente máximo.

A Gerência de Pesquisa & Desenvolvimento da RNP avaliará as propostas recebidas e divulgará a lista dos selecionados no dia 30/3/2011, assim como os próximos passos.

As instituições interessadas em participar do SE-FEB devem encaminhar mensagem para rc@rnp.br até 21/3/2011, com as informações listadas abaixo:

a) Recursos técnicos

A instituição deve possuir no mínimo um repositório de Objetos de Aprendizagem que utilize algum padrão de metadados (ex.: Dublin Core, LOM, OBAA ou outro). O repositório deve preferencialmente já possuir a implementação do protocolo OAI-PMH (como implementado pelo DSPACE).

São necessárias informações específicas a respeito do repositório de OAs da instituição: principal área/tema do repositório; quantidade de objetos armazenados; padrão de metadados utilizado para catalogar os objetos; tipo dos Objetos de Aprendizagem (ex: objetos textuais, vídeos, fotos, outro); link para acesso ao repositório, se disponível.


b) Equipe técnica

A instituição deve indicar os nomes de seu gestor de TI e do coordenador de seu Núcleo de Ensino a Distância (Nead). Também é necessário indicar o nome do técnico que ficará responsável pelo repositório, que pode ser um profissional do Nead ou da equipe de TI.

Os gestores participarão de alguns momentos de tomadas de decisão, além de acompanharem os projetos internamente. Os técnicos envolvidos devem ter disponibilidade de se ausentarem do local de trabalho por uma semana (40 horas) para treinamento do serviço experimental.


c) Recursos financeiros

A instituição deverá possuir recursos para viabilizar a passagem e hospedagem de, pelo menos, um membro da equipe técnica para participar dos treinamentos técnicos.


Serviço teve origem em Grupos de Trabalho

O SE-FEB teve origem em estudos de dois Grupos de Trabalho (GTs) da RNP realizados entre 2008 e 2010, o GT-FEB e o GT-FEB2. Conduzido pela Diretoria de Pesquisa & Desenvolvimento da RNP, o programa GTs-RNP tem o objetivo de viabilizar projetos que demonstrem a viabilidade de uso de novos protocolos, serviços e aplicações de redes de computadores. Desde sua criação, em 2002, mais de 50 grupos já foram formados e originaram diversos dos serviços hoje oferecidos pela RNP.

[RNP, 21.02.2011]

Consulta em noticias