RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP inaugura sexta geração da Internet acadêmica brasileira


O reconhecimento da importância da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no desenvolvimento tecnológico brasileiro foi reforçado durante a cerimônia de lançamento da nova capacidade da rede Ipê, realizada em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia, no dia 13/7, na Biblioteca Nacional de Brasília.

“A RNP está na ponta de lança da construção de uma sociedade do conhecimento. Depende do Plano Nacional de Banda Larga e da RNP dar suporte às instituições brasileiras de formação de capital humano”, destacou o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, durante a cerimônia.

Em confluência com o discurso do ministro, o diretor geral da RNP, Nelson Simões, ressaltou a visão da organização: “Temos a oportunidade de transformar a realidade brasileira, através da qualificação de professores e alunos. Nossa estratégia e desafio para os próximos anos é ampliar nosso alcance, chegando a outros 400 pontos no interior”.

Também participaram da cerimônia o ministro da Educação, Fernando Haddad; o coordenador geral de Cultura Digital do Ministério da Cultura (MinC), José Murilo Júnior; o secretário de Política de Informática, Virgílio Almeida; o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg; e o diretor de Assuntos Internacionais da Oi, Luiz Perrone.

A cerimônia

O evento celebrou a ampliação em 280% da capacidade agregada da rede Ipê, backbone acadêmico de abrangência nacional operado pela RNP. Com o aumento, as conexões multigigabits (acima de 1Gbps) passam a ser disponibilizadas para 24 das 27 unidades da federação, incluindo as capitais do Nordeste e Centro-Oeste e alcançando a região Norte. O desafio de chegar à Amazônia começa a ser superado, possibilitando maior integração e colaboração nacional e internacional.

Durante a cerimônia, a RNP promoveu três experimentos práticos, que contaram com a participação de 11 unidades da federação. No primeiro, uma transferência simultânea multigigabit demonstrou a alta capacidade de transmissão de dados da rede. Os espectadores acompanharam, em tempo real, a utilização da largura de banda e a quantidade total de dados transmitidos por milhares de quilômetros em apenas alguns segundos.

Em seguida, foi apresentada, ao vivo, uma cirurgia realizada no Hospital Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), acompanhada também por estudantes e profissionais de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e da Universidade do Tocantins, que interagiam entre si, com a equipe da UFPB e com os presentes à cerimônia em Brasília. Por fim, foi transmitido por streaming um filme 4K (quatro vezes mais pixels que o formato HDTV), "Projeto 2014K", produzido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações e pela Universidade Mackenzie. A exibição, cuja transmissão sem compressão demanda fluxos de aproximadamente 8 Gbps, mostrou que a rede Ipê está preparada para operar experiências de ponta sem perda de qualidade.

[RNP, 15.07.2011]

Consulta em noticias