RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Portal de Periódicos da Capes recebe prêmio de Gestão da Inovação do Governo Federal

Iniciativa fica em 5º lugar em concurso que reconhece a eficiência no trabalho de servidores


RNP - com colaboração da Assessoria de Comunicação da Capes

20.05.2011


O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) alcançou a quinta posição no 15° Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 25/4, em Brasília, e reuniu dez premiados entre os 117 inscritos.

Organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com o apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o concurso anual visa reconhecer o trabalho de equipes de servidores públicos que, por meio de soluções inovadoras, contribuíram para a eficiência de suas atividades.

Durante a solenidade, cada equipe apresentou sua iniciativa, demonstrando de que forma a implantação do projeto alterou os resultados esperados para sua área de atuação. A apresentação do Portal de Periódicos foi feita pela coordenadora-geral da iniciativa, Elenara Chaves Edler de Almeida, que classificou a ferramenta como um portal brasileiro de informação científica, por comportar artigos científicos dos principais periódicos do mundo. A coordenadora também destacou o caráter democrático do portal. "O Portal de Periódicos proporciona a democratização do acesso à produção científica no Brasil", explicou.

Elenara ressaltou ainda o crescimento do portal desde a sua disponibilização às instituições de ensino superior, em 2001. Segundo ela, somente em 2010 foram contabilizados mais de 67 milhões de acessos, resultando em um crescimento de mais de 2.100% desde sua criação, ou ainda, um total de dois acessos ao portal a cada segundo. Destacou ainda que esse resultado só pode ser alcançado devido à parceria com a RNP. "Estamos muito satisfeitos com a classificação que conseguimos, ainda mais por estarmos entre iniciativas tão abrangentes e consistentes", afirmou.

A edição deste ano do concurso concedeu aos quatro primeiros colocados visitas técnicas à França, Alemanha e cursos técnicos no Japão. Para o 5º lugar será oferecida uma vaga no curso de Especialização em Gestão Pública da ENAP, condicionada à aprovação no processo seletivo. Da 6ª à 10ª colocação, cada equipe terá direito a três vagas em cursos de Desenvolvimento Gerencial oferecido pela Escola.

Veja a classificação:

1. A Estratégia de Saúde da Família;

2. Agroamigo;

3. Gestão de Condicionalidades e Acompanhamento das Famílias do Programa Bolsa Família;

4. Programa Banda Larga nas Escolas;

5. Portal de Periódicos da Capes;

6. Agenda Social Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica: Comitês Gestores da Agenda Social;

7. Sistema de Controle Logístico de Medicamentos Antirretrovirais;

8. Sistema de Coleta Online do Censo Escolar da Educação Básica - Educacenso;

9. Aposentadoria em até trinta minutos;

10. Projeto Pensando o Direito.

Consulta em noticias