RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ganham núcleos Rute

Agora são mais de 40 unidades da Rede Universitária de Telemedicina no país


Os quatro hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), Hospital de Pediatria (Hosped) e Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) - ganharam nesta terça-feira, dia 26/10, seus primeiros núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto que promove a integração das atividades de telessaúde no país. A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), sendo coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Com estas inaugurações, são 133 instituições distribuídas por todos os estados brasileiros integrando a Rute. Quarenta e duas delas já possuem núcleos plenamente operacionais. O reitor da UFRN, José Ivonildo do Rêgo, o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, e representantes dos quatro hospitais participaram da solenidade, que também pôde ser acompanhada por videoconferência.

Os núcleos Rute irão integrar os hospitais a outras unidades de saúde do país por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação, que poderão ser utilizadas para avaliação remota de casos clínicos, pesquisa e educação continuada em saúde, ou mesmo no pré-diagnóstico a distância.

O melhor exemplo dessa integração são os Grupos de Interesse Especial (ou SIG, na sigla em inglês), nos quais os profissionais de saúde das instituições pertencentes à rede montam uma agenda de videoconferências. Além de debates e discussões de caso, alguns grupos realizam diagnósticos e aulas a distância. Em todo o país, já são mais de 30 SIGs. Os principais beneficiados com estes quatro novos núcleos serão alunos, residentes e profissionais dos quatro hospitais, que poderão participar dos SIGs e ter acesso a informações para pesquisa e desenvolvimento.

[RNP, 26.10.2010]

Consulta em noticias