RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

FIX bate recorde de adesões

Ponto de Troca de Tráfego recebe três novos participantes em menos de um mês


O Ponto Federal de Interconexão de Redes (FIX), ponto de troca de tráfego (PTT) coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), bateu recorde de adesões. Em menos de um mês, o FIX / PTTMetro de Brasília, que faz a interconexão direta entre as redes que compõem a Internet brasileira, recebeu as adesões do Departamento de Polícia Federal (DPF), no dia 22/04, da NET, em 13/4, e da Dataprev, no dia 30/3.

A conexão do mais novo participante do FIX, o DPF, foi estabelecida com uma capacidade de 1 Gbps, na modalidade de Acordo de Troca de Tráfego Multilateral (ATM), permitindo a troca de tráfego com todos os participantes do PTT.

Integrante do projeto PTTMetro, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o FIX / PTTMetro de Brasília permite que os usuários naveguem por sites comerciais, de ensino e pesquisa e do governo.

Um dos principais benefícios da adesão ao ponto de troca de tráfego para os usuários finais é o aumento da velocidade e da qualidade das operações. Além disso, não há custo de adesão ao FIX nem limite de redes que podem se conectar a este. A instituição precisa, apenas, levar sua rede até o ponto ou alocar outra infraestrutura para estabelecer a conexão ao FIX.

Hoje, fazem parte do FIX / PPT Metro de Brasília as redes da RNP, Serpro, Ministério da Saúde, DPF, Dataprev, Intelig, GVT, Oi e NET.

[RNP, 23.04.2010]

Consulta em noticias