RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP participará da Campus Party Brasil


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) estará presente na Campus Party Brasil, o maior encontro de Internet, inovação tecnológica e entretenimento eletrônico do mundo, que acontece entre 25 e 31 de janeiro em São Paulo. A organização foi convidada a participar pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e ocupará parte do estande do MCT no evento.

Além de divulgações pontuais sobre a Escola Superior de Redes (ESR) e o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), a RNP montou ciclo de palestras sobre alguns dos seus projetos no próprio estande do MCT. Conheça a programação:

RedeIfes@Ipê – Televisão Universitária Federal na Rede Ipê

Marcus Vinicius Mannarino, gerente do projeto RedeIfês@Ipê

Terça-feira, 26 de janeiro, às 15h

Retrospectiva em segurança

Ronaldo Vasconcellos, analista de segurança do CAIS

Terça-feira, 26 de janeiro, às 16h

Debate: O encontro das luzes: Cinema Digital em Rede (Vídeo 4K – alta resolução)

Michael Stanton, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da RNP

Rodrigo Savazoni, Laboratório Brasileiro de Cultura Digital - Casa de Cultura Digital

Carlos Magalhães, diretor-executivo da Cinemateca Brasileira

Antônio Carlos Fernandes Nunes, diretor-adjunto de Gestão de Serviços da RNP

Terça-feira, 26 de janeiro, às 17h

A Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa e o uso do HSM

Henrique Kawakami, diretor de tecnologia da Kryptus

Quinta-feira, 28 de janeiro, às 15h

Projetos de P&D em TV Digital

Christian Miziara, coordenador de projetos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC)

Sergio Terzella, coordenador de projetos do CTIC

Sexta-feira, 29 de janeiro, às 11h

A Campus Party estará aberta a visitantes das 10h às 21h, no Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5. A entrada é franca.

Sobre a RNP

Responsável pela introdução da Internet no Brasil, em 1992, a RNP opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Mantida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infraestrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.

A rede Ipê é uma infraestrutura de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa que alcança os 26 estados da federação e o Distrito Federal, interligando cerca de 600 instituições de ensino superior e de pesquisa e beneficiando mais de um milhão de usuários. A RNP está conectada às redes acadêmicas latino-americana (RedClara), europeia (Géant) e norte-americana (Internet2), além de ter conexão própria à Internet mundial.

Sobre a Campus Party

A Campus Party é realizada desde 1997 na Espanha, e iniciou seu processo de internacionalização em 2008. O Brasil foi o primeiro país escolhido para o encontro, que recebeu 118 mil pessoas no ano passado. Durante sete dias, milhares de participantes acampam nas instalações do evento com seus computadores, com o objetivo de compartilhar conhecimento, trocar experiências e realizar todo o tipo de atividades relacionadas à informática, comunicação e novas tecnologias.

Acesse www.campus-party.com.br para saber mais.

[RNP, 22.01.2010]

Consulta em noticias