RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e Ministério da Cultura concluem Encontros Técnicos sobre conteúdos e acervos culturais digitais

Workshops contaram com a participação de instituições e profissionais que trabalham com arquivos, acervos e repositórios


Este mês, foram realizados os Encontros Técnicos Ministério da Cultura (Minc) / RNP, realizados nos dias 2 e 3/12, em São Paulo, e 9 e 10/12, no Rio de Janeiro.

Fruto da I Oficina sobre a Plataforma de Vídeo Digital, o objetivo dos eventos foi identificar e discutir aspectos técnicos sobre a criação, preservação e integração de acervos culturais digitais.

Os encontros contaram com a presença do coordenador-geral de Cultura Digital do MinC, José Murilo Júnior, e de instituições e profissionais que trabalham com arquivos, acervos e repositórios. Segundo José Murilo Jr., “o desafio foi encontrar um denominador comum para desenvolver uma política baseada em padrões abertos, capaz de integrar os acervos e suas respectivas instituições, bem como de promover o acesso qualificado dos usuários”.

Os workshops contribuíram ainda para a atuação do MinC no Grupo de Trabalho (GT) de Conteúdos e Aplicações do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Um dos propósitos deste GT é implementar uma estratégia pública de armazenamento e distribuição da produção de conteúdos digitais, instaurando uma federação de repositórios públicos para este material.

Como produto dos Encontros Técnicos, a RNP entregará ao MinC, em fevereiro de 2011, um documento contendo a relatoria das discussões, bem como um conjunto de recomendações para os acervos culturais digitais sistematizadas em um Plano de Ação.

[RNP, 14.12.2010]

Consulta em noticias