RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Nova rede, PoPs melhores

Projetos de melhorias são apresentados no 16º SCI


Uma parte da sessão Bate-papo de Engenharia de Redes e Operações, realizada nesta terça-feira durante o 16º Seminário de Capacitação e Inovação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (SCI/RNP), foi dedicada a apresentações sobre projetos em andamento da Diretoria Adjunta de Engenharia de Redes e Operações da RNP.

Marcel Rodrigues, da Gerência de Engenharia de Redes (GER), apresentou o projeto Nova Rede Ipê (NRI), que, entre 2010 e 2011, vai ampliar a capacidade agregada do backbone da RNP de cerca de 60 Gbps para mais de 230 Gbps. A ampliação significativa da capacidade se deve a um acordo com a empresa Oi.

Com o NRI, os enlaces de 24 dos 27 Pontos de Presença (PoPs) da RNP serão ampliados para 3 Gbps e 10 Gbps. Os estados que não terão seus enlaces aumentados para capacidade multigigabit são os localizados ao norte do Rio Amazonas, onde não há infraestrutura óptica. Outra novidade trazida pelo NRI é a criação de um ponto de apoio da RNP em João Pessoa (PB), conectado ao PoP-PB.

Segundo Marcel, o processo de substituição dos roteadores para a ampliação das capacidades, que envolve orientação dos PoPs, foi iniciado em agosto de 2010 e está em andamento. Ele ressaltou que os enlaces antigos só serão desativados quando houver certeza do bom funcionamento dos novos. A expectativa é que a nova rede esteja operacional ainda no primeiro semestre de 2011.

InfraPoP

Nesta mesma sessão do SCI, Raniery Pontes, consultor responsável pelo InfraPoP, apresentou um resumo das atividades deste projeto, que tem como objetivo realizar uma série de melhorias de infraestrutura nos PoPs da RNP.

Raniery explicou que o projeto, iniciado em 2008, a princípio estava voltado para ações mais genéricas, que atendessem a uma grande quantidade de Pontos de Presença. Segundo ele, este ano o foco do InfraPoP foi voltado para a solução de problemas específicos dos PoPs, com ações mais complexas e trabalhosas.

As atividades do projeto envolveram melhorias não somente na parte de equipamentos, com a aquisição de nobreaks e geradores, mas também na parte física das unidades. Neste sentido, foram feitas reformas na parte elétrica, projetos de climatização, cabeamento, expansão, e até mudança de endereço dos PoPs. O InfraPoP também apoiou o NRI na compra e aquisição de módulos para switches, que serão entregues até o final deste ano, mesma época em que se encerra o projeto.

[RNP, 20.10.2010]

Consulta em noticias