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ICPEDU e CAFe passam a integrar o Catálogo de Serviços da RNP

Serviços estão baseados em relações de confiança, sigilo e confidencialidade entre as instituições


Dois novos serviços estão entrando em produção na RNP neste segundo semestre, ambos sob a responsabilidade da Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços (DAGSer): a Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEDU) e a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Os dois são classificados como serviços de gestão de identidade e se baseiam em relações de confiança, sigilo e confidencialidade entre as instituições participantes.

Composta por instituições de ensino e pesquisa brasileiras, a ICPEDU possibilita a criação de certificados digitais e chaves de segurança, aplicados em autenticação, assinatura digital e sigilo. Também atendendo às universidades e centros de pesquisa, a CAFe é uma federação que permite que cada usuário mantenha todas as suas informações na instituição de origem, podendo acessar serviços web oferecidos pelas instituições que participam da mesma por meio de um login único, recurso conhecido como single sign-on (SSO).

Como explica o diretor adjunto da DAGSer, Antônio Carlos Fernandes Nunes, CAFe e ICPEDU possuem um modelo de governança diferenciado: “Os dois são geridos e operados pela RNP, com a representatividade de outras instituições participantes através dos comitês gestores, além da própria RNP. Como os demais serviços, eles reforçam a missão da RNP e, neste ano, estão diretamente vinculados a dois indicadores estratégicos da organização, o que representa o compromisso e responsabilidade que a RNP assumiu na gestão, sustentabilidade e evolução dos mesmos”.

Sob a responsabilidade da Gerência de P&D da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da RNP, os dois serviços passaram pelas fases de desenvolvimento nos Grupos de Trabalho (GT) da RNP.

Após a modelagem, formatação e implantação como serviço, coordenada e conduzida pela Gerência de Serviços (GSER) da RNP, CAFe e ICPEDU entram no Catálogo de Serviços da RNP neste segundo semestre, formalizando a passagem para produção dos serviços, processo que também contou com a participação da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) e da Gerência de Relacionamento com Clientes (GRC).

[RNP, 04.10.2010]

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