RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Associados da AsRNP elegem novo representante

Mandato vai de 27/7/2010 a 3/8/2012


Em Assembleia Ordinária da Associação RNP (AsRNP), foi eleito, no dia 27/7, o novo representante dos associados no Conselho de Administração. Adailton Silva complementará o mandato de Marta Pessoa, diretora do Projeto Mercosul Digital, ficando no cargo de 27/7/2010 a 3/8/2012. A votação contou com um total de 24 votos (quatro em Brasília, 14 em Campinas e seis no Rio): 22 para o candidato; um em branco e um nulo.

Adailton Silva é especialista em Gestão e Estratégia de Empresas pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição em que cursou extensão em Redes de Computadores. É mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/UNICAMP, e engenheiro eletrônico de Telecomunicações pela UFPB.

Iniciou as atividades em redes IP em 1989, no Departamento de Comunicações da Faculdade de Engenharia Elétrica da UNICAMP. Foi líder do projeto Redes de Computadores na Embrapa Informática, tendo trabalhado na implantação do nó BITNET e do backbone nacional IP da empresa de 1992 a 1994. Em 1995, foi coordenador adjunto do Laboratório de Configuração e Testes da RNP. Participou da definição e implantação de todas as fases do backbone RNP até 2002. Iniciou as atividades do IPv6 (versão mais atual do protocolo IP) no Brasil, em 1997. Ainda na RNP, foi coordenador adjunto do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) de 1997 a 1998. Foi também assessor da diretoria geral da RNP em 2002.

Adailton foi consultor em Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria da Fazenda de São Paulo, membro do Comitê Gestor da rede estadual IntraGov, que interliga apenas os órgãos do Governo do Estado de São Paulo, e representante no Conselho Estadual de Telecomunicações. Foi consultor e assessor do Programa Sociedade da Informação (SocInfo), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), tendo representado este em missões internacionais e participado de fóruns envolvendo Casa Civil; ministérios do Planejamento, das Comunicações, da Cultura e da Educação; Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Foi coordenador de desenvolvimento de sistemas NGN na Lucent Technologies em Phoenix, nos Estados Unidos, e coordenador de projetos do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), entre 2005 e 2007, pela FITec. É consultor para avaliação tecnológica de planos de negócios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social / Sociedade Brasileira para a Promoção da Exportação de Software (BNDES/SOFTEX) e sócio-diretor de uma empresa de TI, tendo coordenado projetos com COBIT, ITIL e ISO 27001/27002.

[RNP, 28.07.2010]

Consulta em noticias