RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Inaugurada a Rede Metropolitana de Boa Vista


No dia 1/7, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) inaugurou a Rede Metropolitana de Boa Vista (RedeBV). A cerimônia foi realizada às 15h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A RedeBV faz parte da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela Internet acadêmica nacional (rede Ipê).

A RedeBV utiliza tecnologia óptica para interligar quinze instituições em velocidade de 1 Gbps, com a possibilidade de ampliar esta capacidade futuramente. A Rede Metropolitana de Boa Vista tem 41,7 km de extensão e os investimentos para sua implementação foram da ordem de R$ 600 mil. A iniciativa contou com a parceria da Eletrobrás Distribuição Roraima para a passagem dos cabos ópticos.

A Redecomep é uma iniciativa do MCT custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos, que prevê a instalação de redes de alta velocidade integrando as principais instituições de ensino e pesquisa em 27 cidades brasileiras. Todas as redes metropolitanas serão interligadas à rede Ipê, que conecta cerca de 600 Instituições de Ensino Superior (IES) e centros de pesquisa em todo o país e atende hoje mais de um milhão de usuários.

Interligadas por uma rede óptica, as instituições participantes da RedeBV podem trocar informações com agilidade e utilizar aplicações avançadas de comunicação, o que possibilita a ampliação das atividades de cooperação científica.

A Rede Metropolitana de Boa Vista integra as seguintes instituições: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa - Roraima); Escola de Governo de Roraima; Escola Municipal Frei Artur; Escola Municipal Nova Canaã; Faculdade Atual da Amazônia (FAA); Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec); Hospital Coronel Mota (HCM); Hospital da Criança; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Escritório de Roraima (Inpa-RR); Museu Integrado de Roraima (MIRR); Serviço Social do Comércio (Sesc); Universidade Estadual de Roraima (Uerr); Universidade Federal de Roraima (UFRR); e Universidade Virtual de Roraima (Univirr). Uma vez inaugurada, a RedeBV passa a ser gerida por um consórcio formado pelas instituições integrantes. A rede conta também com a parceria do Governo do Estado de Roraima e da Prefeitura Municipal de Boa Vista.

[RNP, 07.07.2010]

Consulta em noticias