RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

WRNP debate os impactos do 4K, a nova geração do cinema

Especialistas de diferentes áreas falam sobre a transmissão de mídias em superalta definição pela rede


O primeiro dia do 11º WRNP foi encerrado com o painel 4K e seus impactos nas áreas de ciências, artes e redes, assunto diretamente ligado ao tema do evento: Imagem digital, cultura e colaboração. O debate reverberou a transmissão intercontinental de um filme em 4K - resolução equivalente a quatro vezes a Full HD - entre três continentes, realizada em agosto de 2009 no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), uma experiência que contou com a cooperação técnica da RNP.

Mediado pela diretora adjunta de Internet Avançada da organização, Iara Machado, o debate foi iniciado pela professora Tereza Carvalho, da USP, que participou da transmissão 4K no File. Citando uma master class de piano realizada com um professor na Espanha como exemplo de colaboração a distancia, Tereza sinalizou que as transmissões de imagens em superalta definição abrem portas para produção e montagem de filmes por profissionais em diferentes locais, criando uma ilha de edição distribuída.

A professora também listou os desafios, incluindo a dificuldade de armazenamento – “Foram necessários 2,5 terabytes para armazenar 60 minutos de filme”, exemplificou –, a complexidade da edição e da exibição e a necessidade de se preparar melhor profissionais para trabalhar com filmes 4K. “Estamos diante de um novo cinema e de uma nova possibilidade para intercâmbio cultural, da ciência e da medicina”, afirmou Tereza.

A apresentação foi complementada por Jane de Almeida, professora da Universidade Mackenzie e curadora do File. Jane fez uma retrospectiva de eventos que levaram à transmissão intercontinental, ressaltando a mudança no paradigma de distribuição do cinema quando se inclui filmes nas redes avançadas.

A professora previu uma mudança na utilização de conteúdo audiovisual muito além do cinema, adentrando diversas áreas das ciências e da educação. “Todos terão a aprender muito com quem trabalhar com narrativas cinematográficas e vice-versa. É um novo encontro”, sinalizou. Em seguida, foi exibido um trailer da filmagem em 4K 3D de um jogo de futebol, em um projeto-piloto para transmissão da Copa do Mundo de 2014 utilizando estas tecnologias.

No mercado e nas políticas públicas

Em seguida, o professor Marcelo Gattass, do laboratório Tecgraf da PUC-Rio, mostrou como imagens em superalta definição podem ser usadas no mercado, em especial na indústria do petróleo. Foi apresentado um programa desenvolvido para a Petrobras para comparação de imagens de sísmica, que necessitam de petabytes de capacidade devido à quantidade de detalhes.

“Outra aplicação acontece no combate a emergências. Há um software para controlar e calcular a adernagem de plataformas. É necessário fazer uma simulação em tempo real, com grande quantidade de dados – sendo preciso animadores, designers e outros profissionais de cinema para o trabalho”, contou Gattass, usando uma reportagem de TV sobre um problema com uma plataforma para exemplificar.

As exposições foram encerradas por James Gorgen, representante da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), que trouxe um panorama de políticas públicas que envolvem cinema e redes, “tentando fazer um diálogo entre os dois pontos de vistas”.

Gorgen citou a conexão da Cinemateca Brasileira e outras instituições produtoras de conteúdos culturais do MinC como uma política de democratização de meios audiovisuais, e enumerou programas como o BR Games, para desenvolvimento de jogos eletrônicos com animação e narrativa, e o Cine+Cultura, que visa aumentar o espaços para exibição. Como provocações, Gorgen abordou a implantação de um fundo de incentivo ao audiovisual e a discussão de políticas para conteúdos digitais, que amadurece cada vez mais no governo. “Esperamos contar com ideias de vocês, da área de redes, para banda larga e infovias. São necessárias capacidade de produção e domínio da tecnologia”, afirmou.

Ao encerramento do debate, foi exibido o documentário Encontro das Luzes, sobre a transmissão 4K no File.

[RNP, 25.05.2010]

Consulta em noticias